População de Sena Madureira recebe ação para fomentar doação de sangue e medula óssea

A prefeitura de Sena Madureira, em parceria com a secretaria de Saúde, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) e o Instituto Nacional de Apoio à Vida (Invida), do estado de Rondônia, encerram nesta quarta-feira, 19, uma grande ação de saúde pública voltada para a fomentação de doação de sangue e, principalmente, conscientização sobre a doação de medula óssea no município.

O evento, que teve início ontem, dia 18, no núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) no município, termina hoje, no Instituto Federal do Acre (Ifac) com a realização de palestras e cadastros de possíveis doadores em Sena. De acordo com o secretário de saúde, Daniel Herculano, esta é a primeira vez que o município promove um serviço como esse intuito: estimular a doação de medula óssea.

“Recebemos aqui várias instituições de apoio e promoção da saúde com o objetivo de reunir o maior número de possíveis doadores em Sena Madureira. Apoiamos essas instituições para captação de possíveis doadores de medula óssea. É importante a população participar, pois gostaríamos de fazer um bom número de cadastro para ajudar quem precisa”, afirma Herculano.

Lindberg Oliveira é farmacêutico e um dos palestrantes do evento. Segundo ele, a proposta visa sensibilizar a comunidade local para a importância dessas doações. “Estamos conscientizando nossos possíveis doadores de sangue e de medula óssea para que eles compreendam a necessidade dessa atitude e como podem ser solidários por meio da doação, a fim de ajudar outras pessoas”, garante Oliveira.

O evento ocorre durante todo o dia desta quarta-feira, dia em que encerram as ações de palestras e realização de cadastros. Entretanto, os doadores ainda podem procurar o núcleo do Hemocentro e manifestar interesse nas doações de sangue e medula e ajudar a o município a salvar vidas.

A prefeitura, na gestão de Mazinho Serafim, convidou equipes da saúde para participarem da ação, assim como o Hemoacre, Invida – que apoia os hemocentros de Rondônia e Acre, Central de Transplantes e Instituto Nacional do Câncer, e ainda, coordenadores dos programas que funcionam dentro da secretaria de saúde de Sena Madureira.

Assessoria de Imprensa.

Fotos: Lucas Costa/Ascom