Vice-Prefeito Gilberto Lira faz a leitura da carta governamental em sessão na câmara de vereadores

Por Ricardo Amaral- Ascom

Terça-Feira, 02 de Fevereiro de 2021

Representando o prefeito Mazinho Serafim (MDB), o Vice-prefeito Gilberto Lira também do MDB, esteve na noite de ontem, Segunda-feira (01) na Câmara Municipal de Sena Madureira, fazendo a leitura da mensagem governamental, durante a abertura dos trabalhos do parlamento mirim. Em seu pronunciamento, o vice-prefeito falou da importância que é os dois poderes trabalharem em conjunto, visando o bem comum da população senamadureirense, de forma que os interesses dos moradores, estejam acima de qualquer interesse partidário.

Gilberto ainda falou sobre as muitas ações do poder público municipal, executadas durante o primeiro mandato, com destaque para a área da educação. Frisando que todas as escolas municipais situadas no perímetro urbano foram reformadas, e várias escolas da área rural foram reconstruídas. Destacando ainda a construção de uma escola modelo que será referência na Regional Purus, Proporcionando à comunidade escolar um local moderno e apropriado para o ensino.

Foto: Lucas Costa/Ascom

Na área da saúde, o Vice-gestor destacou a implantação de serviços odontológicos em todas as unidades básica de saúde do município. Algo que não existia ao assumirem a administração municipal no ano de 2017. Além disso também foi destacado a criação do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) sendo de grande relevância para os familiares de pessoas que sofrem com algum transtorno mental, tendo em vista que após a implantação dessa importante unidade em Sena Madureira, não foi mais preciso ir à Rio Branco em busca de tratamento no Hosmac.

Outro ponto à ser destacado na área da saúde, foi a forma prioritária que a gestão municipal sempre combateu a pandemia, adquirindo testes em massa para testar a população, ofertando o kit covid para o tratamento adequado e a parceria que viabilizou a implantação do hospital de campanha no Vale do Iaco, desafogando o Hospital João Câncio Fernandes, que passa por uma reforma e não teria estrutura para suportar toda a demanda da cidade.

A área de infraestrutura também foi destaque na leitura da mensagem governamental, pois nunca se investiu tanto em saneamento básico como na gestão compromisso com o povo. Várias ruas receberam serviços de drenagens, resolvendo problemas que se arrastaram por décadas no município. Dezenas de ruas receberam pavimentação asfáltica, pavimentação em tijolos, recapeamento asfáltico, Pavimentação com Micro Revestimento. Ruas que outrora eram esquecidas por gestões anteriores, foram totalmente revitalizadas pela atual gestão.

Em apenas 04 anos de mandato do atual gestor Mazinho Serafim, Sena Madureira ganhou uma Rampa de acesso ao Rio Iaco, um Complexo Esportivo, três quadra de grama sintética, reativação do estádio Marreirão, novo prédio do Centro do Idoso, novo prédio do CREAS, uma nova farmácia Central, uma nova UBS no bairro Bom Sucesso, reforma da estrutura do mercado velho, cobertura da quadra poliesportiva do bairro do Bosque, construção da Orla, Museu Padre Paulino, 04 pontes estaqueadas, entre outros

De acordo com Gilberto Lira, existe um orçamento previsto no valor de Trinta Milhões de Reais para serem investidos em obras neste ano de 2021. Como por exemplo a construção de mais uma creche infantil, cobertura das três quadras de grama sintética existente na cidade, aquisição de picapes, de um caminhão baú frigorífico, motocicletas, máquinas pesadas tipo Patrol, peladeira de arroz, pavimentações em asfalto, tijolos e recapeamento de ruas. Implantação do aterro sanitário, implantação de torres de iluminação e construção de uma cabine de transmissão no estádio Marreirão, implantação de placas de energia solar, dentre outras

Tão logo a pandemia seja superada, a gestão municipal também irá proporcionar a volta das práticas esportivas e culturais na cidade. Com destaque para a Copa da Floresta, maior torneio de futebol amador do Estado. Idealizado pelo saudoso professor Hermano Filho, que repassou à prefeitura a responsabilidade de organização da competição. Que se realizada esse ano, contará com o valor de R$ 100 Mil Reais destinados pela Deputada Federal Perpétua Almeida (PCdoB) para custear os gastos, Já na área cultural a expectativa é para a realização da Expo Sena, maior festa agropecuária da Regional Purus, que além de proporcionar entretenimento à população, também aquece a economia local.

Gilberto finalizou falando sobre a importância da parceria que o poder público municipal tem com parlamentares federais, que tem destinado recursos para o município, resultando em melhorias e qualidade de vida para os munícipes. As muitas obras executadas com recursos oriundos de emendas parlamentares, evidenciam o quão essa parceria tem gerado frutos positivos para a população de Sena Madureira. Por conta disso, a gestão municipal não medirá esforços para manutenção dessa aliança com deputados federais e senadores que tem tido um olhar especial para a princesinha do Iaco.

Fotos: Lucas Costa/Ascom