Sena Madureira recebe mais um lote de vacinas contra a covid-19

Atualizado: 18 de mar. de 2021

Mais 670 doses do imunizante anti-covid chegaram à Sena Madureira para dar sequência ao processo de vacinação da população idosa do município. O novo lote foi destinado pelo Governo Federal, e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta etapa serão vacinados os idosos com idade a partir de 75 anos.

Segundo o planejamento, as vacinas estão sendo distribuídas nas unidades básicas de saúde de cada bairro, para iniciar o processo de imunização o quanto antes. Vale ressaltar que a estratégia de aplicação da vacina é decidida pela coordenação de cada UBS juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde.

Outro ponto à ser destacado é que foram disponibilizadas 80 doses para serem aplicadas em idosos com idade entre 70 e 74 anos, sendo que nessa faixa etária, a prioridade serão aqueles que convivem com algum tipo de comorbidades, tendo em vista que o quantitativo de doses enviadas para esse público alvo, é insuficiente para atender toda a demanda.

Em entrevista cedida à nossa equipe, o Coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Donizete Fernandes falou mais sobre esse assunto. "Recebemos esse novo lote de vacinas da Fiocruz e imediatamente começamos a distribuir para as UBS, que são eles que vão definir a estratégia de vacinação, se vai ser de casa em casa ou se cada idoso vai ter que se dirigir à unidade, lógico que tem as exceções, que são os casos de idosos que vivem acamados, ou com algum problema de saúde que o impeçam de se locomover, nesse caso específico o agente comunitário de saúde irá aplicar a vacina em sua residência. Para tirar qualquer dúvida o familiar deve procurar a UBS do seu Bairro, ou o ACS que eles irão repassar informações mais precisas" frisou Donizete Fernandes.

Quem também falou com a nossa reportagem foi a Secretária Municipal de Saúde Nildete Lira. "Graças a Deus chegou mais esse lote em nosso município, e como das outras vezes estamos dando celeridade ao trabalho de vacinação. Nossa equipe de saúde está empenhada em fazer com que todas as vacinas destinadas à Sena Madureira, sejam devidamente aplicadas no público alvo e de forma rápida. Estamos nos esforçando para que esse processo seja o mais transparente possível, de acordo com o protocolo e as normas do Ministério da Saúde (MS). Agradeço ao nosso coordenador de imunização Donizete Fernandes pelo excelente trabalho à frente dessa demanda, agradeço também ao prefeito Mazinho Serafim (MDB) por nos dar total apoio nas ações de saúde do município, e também externo minha gratidão à equipe de saúde municipal que tem se empenhado em fazer o melhor pela nossa população" salientou Nildete Lira.

A secretária orienta que a população procure a UBS do seu Bairro para buscar mais informações, e se intere sobre esse trabalho de imunização. Principalmente aqueles que residem com idosos nessa faixa etária, que ainda não foram vacinados. Tanto os coordenadores, como os ACS tirarão todas as dúvidas e darão orientações de como proceder.