Secretário de Meio Ambiente, orienta população quanto aos cuidados de prevenção e combate à dengue

Terça-Feira, 09 de Março de 2021.

Preocupado com o acúmulo de entulhos, sobretudo nesse período pós-enchente em Sena Madureira. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Tom Cabeleireiro, pede a colaboração da população, para ações de combate e prevenção aos casos de dengue no município. Tom declarou que essa é uma responsabilidade de todos, tendo em vista que nesse período chuvoso, há um aumento substancial de casos da doença em Sena Madureira.

Vale lembrar que antes da cheia do Rio Iaco, que afetou grande parte da cidade. A Prefeitura Municipal através de uma parceria, entre a Secretaria de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Serviços (SEMSUR), Vigilância Sanitária do Município e Vigilância em Saúde, lançou a campanha "Todos Contra a Dengue" objetivando conscientizar a população quantos aos cuidados à serem tomados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Em entrevista cedida à nossa equipe de reportagem, o gestor da pasta de Meio Ambiente, destaca a importância de os moradores colaborarem nessa campanha "A situação referente à dengue está bastante complicada em nosso município, por isso a colaboração da população é essencial, tendo em vista que não adianta o poder público fazer sua parte, se os moradores não abraçarem a causa. O combate à dengue é um dever de todos, que exige uma cooperação mútua entre o poder público e a população. Reforço mais uma vez a necessidade dos proprietários cuidarem de seus terrenos baldios, realizando a roçagem mensalmente e evitando que jogue lixo em suas dependências, pois são potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, além disso, peço a comunidade para ter outros cuidados simples, mas que fazem toda a diferença no tocante à prevenção da doença. Nunca é demais lembrar que além da dengue, também estamos enfrentando uma luta contra a covid-19, e uma vez que uma pessoa seja acometida pelas duas doenças ao mesmo tempo, aumenta consideravelmente o risco de ir à óbito", frisou o Secretário.

Tom pediu também uma atenção especial da população, no tocante à evitar o acúmulo de água em recipientes sem as devidas precauções, principalmente para se atentar aos mínimos detalhes como não deixar água acumulada em pneus, garrafas, calhas tampinha de garrafas, entre outros. Pois são locais apropriados para possíveis proliferações do mosquito. A batalha contra a dengue carece de uma maior atenção por parte dos moradores, pois nunca é demais lembrar que a prevenção é o melhor remédio.

Como parte da campanha de conscientização da população, o gestor de Meio Ambiente providenciou a gravação de uma vinheta educativa, com dicas importantes sobre as medidas de combate e prevenção à doença no município, que está sendo amplamente divulgada nas rádios, e nos grupos de Whatsapp para alcançar o maior número de pessoas possíveis.