Prefeitura realiza ação de testagem rápida no Presídio Evaristo de Moraes

Por Ricardo Amaral - Ascom Quarta-Feira, 01 de Setembro de 2021

A Prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde do Município, realizou na manhã desta quarta-feira (01), uma ação de testagem nos Reeducandos que cumprem pena no Presídio Evaristo de Moares. A ação faz parte do Programa "PNAISP" que tem como objetivo realizar testes rápidos de sífilis, HIV, e Hepatites B e C nos reclusos que apesar de estarem privados de liberdade, tem os direitos de acesso à serviços de saúde, assegurados por lei.

Em entrevista cedida à nossa reportagem, a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Enfermeira Wendy Carolina, falou mais sobre a ação. "Nós realizamos a segunda etapa da testagem rápida iniciada no mês de julho aqui na unidade Prisional. Nós temos um posto de saúde aqui dentro do presídio onde ofertamos durante todo o ano serviços de saúde aos apenados através do Programa "Pnaisp". Estamos com mais de 13 enfermeiros Coordenados pela enfermeira Mariana Queiroz, que diga-se de passagem está fazendo um excelente trabalho aqui no presídio".

A Coordenadora ainda destacou o apoio da gestão municipal que possibilita a realização desse trabalho. "Quero agradecer ao Prefeito Mazinho Serafim, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Lira e a Assessora Especial de Gabinete da Saúde, Nildete Lira, que sempre nos dão o suporte necessário, tendo em vista que para realizar uma ação como essa não basta ter somente os profissionais, tem todo um fluxo e uma logística por trás disso", concluiu Wendy Carolina.

Fotos: Lucas Costa - Ascom