Prefeitura Promove lançamento do Programa ‘busca ativa Escolar’ do UNICEF em Sena

A Prefeitura de Sena Madureira através da Secretaria municipal de educação, e com o apoio das secretarias de saúde e esportes, promoveu durante a manhã desta Terça-Feira (07), o lançamento do programa ‘busca ativa escolar do UNICEF’. O evento que aconteceu no prédio da (UFAC), núcleo Sena Madureira, conseguiu reunir um grande número de pessoas interessadas no assunto. O objetivo do evento foi unir forças nas causas de identificação de crianças e adolescentes que estão sobre risco de evasão escolar ou fora da escola.

O vice- Prefeito Gilberto Lira, disse que a Prefeitura se coloca a disposição para contribuir com a educação da criança e do adolescente. “Certamente não mediremos esforços para ajudar e colaborar com essa causa. O Prefeito Mazinho Serafim tem como uma das prioridades em sua gestão a educação, por isso contem com a gente nessa luta contra a ausência da criança em sala de aula”, declarou.

Com o tema 'fora da Escola não pode,’ o Secretário Municipal de Educação Altemir Lira, evidenciou as dificuldades encontradas nas escolas da zona rural de Sena Madureira.

“Estivemos visitando as escolas na zona rural, e constatamos o alto índice de ausência de crianças e adolescentes em sala de aula. Imagine mantermos uma escola com apenas dois alunos em sala de aula, e não parar para que elas não sejam prejudicadas. Isso é preocupante, mas, também sabemos dos direitos dessas crianças, que precisam concluir o ano letivo. Acredito que as famílias são muito importantes nesse processo de evasão. Porém, estamos aqui para buscar soluções, e alternativas para que nenhuma criança fique fora da escola,” informou.

Abias Araújo, embaixador do selo UNICEF (Sigla para Fundo das Nações Unidas para a infância) no município, comentou sobre a importância de se usar a tecnologia a favor dos alunos. “Usamos tanto o celular, mas é preciso agora usar essa ferramenta poderosa de maneira inteligente, para ajudar nossas crianças e adolescente, auxiliando-os para o retorno à sala de aula”, frisou.

Durante o encontro foram discutidas maneiras inovadoras para serem utilizadas no combate a desistência, e mecanismos tecnológicos por meio de celular na zona urbana da cidade, para acompanhar essas crianças, e identificar qual é a problemática que está impedindo das mesmas frequentarem a escola. Técnicos do UNICEF estarão oferecendo suporte para que isso aconteça, e conseqüentemente, ter o controle de cada aluno em sua localidade.

Já na zona rural de Sena Madureira, a equipe educacional estará estudando as possibilidades de ajudar os alunos que residem em locais muito distantes, como por exemplo, (quinze quilômetros) longe da escola. Eles terão também todo apoio e acompanhamento, para que as providencias sejam tomadas quanto ao retorno dessas crianças ao contexto escolar.

Esteve participando do evento, o vice- Prefeito Gilberto Lira, o Presidente da Câmara de Vereadores Alípio Gomes, o vereador Raimundo Dos Anjos, representantes da Polícia Militar, conselho tutelar, a secretária de Assistência Social Lourdes Gregório, educadores, gestores, vereadores, secretários e outros. Todos comprometidos para que o programa ‘ busca ativa escolar’ seja um verdadeiro sucesso, tanto na zona urbana, quanto na zonal rural do município. Afinal, cada criança e adolescente tem o direito de aprender.

Fotos: Lucas Costa/Ascom

Acompanhe nossas publicações nas redes sociais: www.facebook.com/pmsmoficial

Instagram: @prefeituradesena_oficial