Prefeitura fiscaliza comércios e realiza limpeza em prédios públicos de Sena para evitar Covid-19

Assessoria de Imprensa

Para intensificar as ações de combate à Covid-19 e manter as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prefeitura de Sena Madureira, por meio do setor de fiscalização e a secretaria municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), vem realizando uma série de ações em toda a cidade para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Além disso, o poder público municipal conscientiza a população sobre a importância do distanciamento social e as regras básicas de higienização. Os trabalhos fazem parte das medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus realizadas pela secretaria municipal de Saúde. O setor de fiscalização vem diariamente analisando os comércios locais e comerciantes do município, para averiguar se os mesmos estão aderindo às recomendações do decreto estabelecido pelo prefeito Mazinho Serafim.

A regra é manter o distanciamento entre as pessoas dentro das lojas e pontos comerciais, higienização das mãos ao entrar, limite de pessoas por vez, utilização de álcool em gel, dentre outras, mas, principalmente, verificar se a população vem utilizando máscaras faciais ao entrar nos comércios locais, uma vez que o decreto não permite a entrada nesses locais sem o uso do acessório.

“Nossa missão aqui não é amedrontar os comerciantes, nem os clientes. Mas sim verificar se todos estão tomando os cuidados necessários para evitar o contágio do coronavírus. Nesse momento, é importante que todos façam a sua parte e procurem se cuidar”, explica Thácito Furtado, um dos fiscais de frente das ações.

Outra ação importante é por parte da Secretaria de Serviços Urbanos, que vem realizando o trabalho de limpeza e desinfestação nos locais públicos como: Unidades Básicas de Saúde, agências bancárias, lotéricas, praças, mercado central, mercado do peixe e entre outros. Com o objetivo de garantir a limpeza por onde as passam as pessoas todos os dias e também evitar a contaminação do vírus. Os trabalhos são coordenados pelo secretário Jeocundo Assis.

“Há vários dias a gente vem fazendo esse trabalho de limpeza dos órgãos públicos porque sabemos o número de pessoas que frequentam todos os dias. O contágio com o novo coronavírus pode acontecer por vários locais, até em uma maçaneta de porta. Para evitar esse contágio, nós realizamos o trabalho de limpeza e borrifação nas entradas, paredes, vidros e locais onde pessoas sentam. Esse trabalho vem sendo feito também no Segundo Distrito, onde já existe um número alto de casos de covid-19”, explica o secretário.

Fotos: Cedidas