Prefeitura e IDAF realizam ação de vacinação para combater foco de raiva no alto Rio Iaco

Terça-Feira, 02 de Julho de 2022

Após ser identificado um foco de raiva em bovinos na região do seringal Sacado, localizado no alto Rio Iaco, a Prefeitura de Sena Madureira por meio da Vigilância Sanitária Municipal, em parceria com o IDAF realizou uma ação para conter o avanço da doença na região.

A ação ocorreu entre os dias 25 e 30 de Julho, com a disponibilização de vacinas antirrábicas para cães e gatos, bem como foram repassadas orientações pelo IDAF para que os produtores possam vacinar seus rebanhos de gado, cavalos e outros animais que porventura poderiam contrair a doença. De acordo com o Coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Dr. Rodrigo Bortolan, 426 animais foram vacinados.

"Quando se identifica um foco de raiva, a recomendação é vacinar todos os animais em um raio de 12 km quadrados. Por isso, em parceria com o IDAF visitamos todas as propriedades da região e aplicamos a vacinação antirrábica nos animais domésticos, e o IDAF orientou os produtores", disse o Coordenador.

Dr. Rodrigo disse ainda que a missão foi realizada em caráter de urgência, visto que uma vez contraída, a raiva pode matar tanto animais, como seres humanos. "A raiva é uma doença 100% letal, não tem cura, por isso a imunização é o melhor caminho para salvar tanto o rebanho, como os animais domésticos", afirmou.