Prefeitura e Hospital João Câncio Solicitam mais leitos para o Hospital de Campanha da Covid-19

Assessoria de Imprensa

Visando melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes contaminados com o coronavírus, a Prefeitura de Sena Madureira e a direção do Hospital João Câncio Fernandes pretendem aumentar o número de leitos disponíveis no hospital de campanha, que atende exclusivamente moradores acometidos pela Covid-19. Atualmente, a unidade possui 10 leitos disponíveis, com capacidade de aumentar para 11 em caso de urgência. No entanto, a secretária municipal de Saúde, Nildete Lira, informou que já foi solicitado à secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) a possibilidade de ter aumentar para 15 ou 20 essa quantidade.

“Houve alguns dias em que estávamos com os 10 leitos estavam ocupados. Mas mesmo assim, a prefeitura, em parceria com a direção do hospital João Câncio Fernandes, conseguimos atender a demanda. Agora, estamos tentando aumentar os leitos junto com a Sesacre”, explica Lira.

A secretária ressalta que agora o município já tem leitos disponível no hospital de campanha, mas que mesmo assim busca prevenir com a instalação de mais leitos, uma vez que o número de pacientes internados altera a cada dia. “Para uma segurança maior da população esses leitos devem ser aumentados para 15 ou 20”.

Em Sena, onde já tem 602 contaminados, a maioria dos infectados pelo novo coronavírus não tem necessitado de internação hospitalar. “Muitos desses infectados já estão curados. A diminuição dos hospitalizados é uma conquista da saúde do município e do Estado, que tem conseguido fazer com que os pacientes de Sena não cheguem a uma situação mais grave da doença”, salienta a secretária.

Dos poucos pacientes que precisaram de internação em Rio Branco, quase todos já receberam alta. “Nosso hospital de campanha tem um respirador. Nosso município ganhou duas ambulâncias e uma terceira está para chegar. A Sesacre cedeu respirador móvel para a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para caso um paciente necessite ser transferido com esse suporte, temos cápsulas Vanessa também dentro do hospital de campanha”, elenca Nildete.

“Agradecemos aos deputados federais, estaduais e senadores que alocam emendas para a área da saúde. Pretendemos intensificar as campanhas de conscientização para a população, pois precisamos muito da população nesse combate ao vírus. A prevenção é a melhor alternativa. Não podemos deixar os casos avançarem e temos conseguido isso. A secretaria de saúde está fazendo seu papel junto da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica de Saúde”, destaca Lira.