Prefeitura e CMDCA realizam Conferência Municipal dos direitos da criança e adolescente

A Prefeitura de Sena, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta quarta-feira (17), a abertura da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o tema ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências’.

A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Universidade Federal do Acre (UFAC), aqui de Sena e contou com a presença do prefeito Mazinho Serafim (MDB), da presidente em exercício do CMDCA, Adriana Melo, a secretária de Assistência Social Lourdes Gregório; representantes do conselho tutelar, representantes do CMDCA de Manoel Urbano e toda a classe de jovens e adolescentes; bem como outras autoridades.

Abrindo oficialmente a conferência, a presidente em exercício do CMDCA, falou que é um momento de construção no qual é importante a participação social de todos.

“A Conferência é um momento de construção, a onde todos devem participar. Quero parabenizar os jovens por estarem hoje aqui, porque é uma pauta importante para eles. Nessa Conferência, iremos construir políticas públicas, colocando os pontos a serem debatidos com a sociedade e o poder público para que venham gerar benefícios e melhorias, para a nossa classe, que são as crianças e os adolescentes”, afirmou Adriana Melo.

Representando os adolescentes, o jovem Marcos, disse que é um prazer em poder estar participando desse momento, em busca de defender os direitos da criança e do adolescente.

“Venho aqui representar, não somente os adolescentes, mas também todos que aqui estão. Estamos querendo mostrar o nosso papel e fazer valer a pena os nossos direitos”, disse Marcos

Por sua vez, o prefeito Mazinho Serafim, enfatizou que o momento é para se trocar idéias e ver o que é melhor para o vale do Purus, no qual abrange demais municípios.

“Hoje é o momento para se discutir sobre o que é melhor para Sena Madureira, principalmente as nossas crianças, jovens e adolescentes. No final desse dia é importante passar para o prefeito as prioridades que o município necessita, para que juntos possamos buscar recursos que possam trazer melhoria para a nossa classe. Isso que é importante para o povo de Sena Madureira. Às vezes não sabemos o que os nossos jovens precisam, por isso à hora é essa: de trabalhar em conjunto e apresentar ao poder público aquilo que realmente eles necessitam”, destacou Serafim.

A conferência se estende até as 17h, onde foram escolhidos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual, levando as reivindicações para serem debatidas na fase estadual, e conseqüentemente na fase nacional em Brasília/DF.

Fotos: Lucas Costa/ASCOM