Prefeitura decreta situação de emergência após rio Iaco atingir cola de transbordamento

Terça-Feira, 28 de Março de 2023

Durante uma reunião convocada pelo Prefeito Mazinho Serafim (UNIÃO) com o Secretariado do município na tarde desta terça-feira (28), a Prefeitura de Sena Madureira decretou situação de emergência após o rio Iaco atingir a cota de transbordamento.

Com o decreto, a administração municipal poderá buscar recursos federais através do sistema de defesa civil, para dar celeridade ao trabalho de assistência às famílias afetadas pela cheia, bem como firmar parcerias com o Estado para garantir o suporte necessário aos desabrigados.

"Mesmo cumprindo agenda em Brasília, o Prefeito Mazinho Serafim está preocupado com a situação da nossa cidade, por isso ele convocou essa reunião para tomarmos medidas admistrativas. O rio chegou ao nível da cota de transbordamento, portanto em acordo com o Corpo de Bombeiros, e a Defesa Civil Municipal, decidimos que o melhor a fazer é decretar situação de emergência", disse o titular da SEMCIAS, Daniel Herculano.

Presente na reunião, o Deputado Estadual Gilberto Lira, destacou o apoio às famílias senamadureirenses e colocou seu mandato à disposição da gestão municipal. "Estive auxiliando as famílias em Rio Branco, e hoje vim a Sena Madureira para acompanhar de perto a situação em nosso município. Vou levar o decreto a Aleac e falar aos colegas parlamentares sobre a importância de aprovar essa medida. Coloco meu mandato à disposição da Prefeitura e da nossa população", disse.

Vale destacar que cerca de 15 famílias já tiveram que deixar suas residências e estão alojadas em abrigos municipais, elas estão sendo devidamente assistidas pela administração municipal desde a disponibilização de veículos para transportar os bens, a oferta de alimentação nos alojamentos. Além disso, todas as secretarias estão mobilizadas para dar total suporte à população.