top of page

Prefeito Mazinho Serafim assina convênio entre Prefeitura e Hospital Santa Casa de Misericórdia



Por Ricardo Amaral- Ascom

Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 2021



O prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim (MDB) assinou nesta Quinta-Feira (04) o convênio firmado entre a Prefeitura e o Hospital Santa Casa de Misericórdia da Amazônia, que implantará a sede administrativa da referida unidade de saúde no município. A parceria ofertará de forma gratuita à população senamadureirense, o acesso à consultas especializadas de média e alta complexidade. E se necessário, também o acesso à procedimentos cirúrgicos como cirurgias de pedra na vesícula, retirada de Pedras nos rins, Miomas, cirurgias de Hérnias e apendicite, dentre outras.


O ato de assinatura do convênio supracitado ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde. E contou com a presença do Senador Sérgio Petecão (PSD) que é um dos grandes parceiros desse projeto, do presidente da Santa Casa no Estado, Dr. Aleksandro, do coordenador de convênio da unidade Dr. Danny Gárate, da Deputada Estadual Meire Serafim (MDB) que também apoia essa demanda, do Vice-prefeito Gilberto Lira, da Secretária de Saúde Nildete Lira, representantes da senadora Mailza Gomes (PP/AC) do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), vereadores, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, equipe médica da Santa Casa e equipe de secretariados do município.


Prefeito Mazinho Serafim e Dr. Alex, no ato de assinatura do convênio. Foto: Lucas Costa/Ascom



Vale destacar que o convênio acima mencionado, foi aprovado por unanimidade no final do ano passado pela Câmara de Vereadores. E será mantido integralmente com recursos oriundos de emendas parlamentares, para isso, o gestor municipal conta com o apoio da bancada federal do Acre. Idealizador deste importante projeto, o prefeito está empenhado em colocá-lo em prática o mais rápido possível, por conta disso, na última quarta-feira (03) Mazinho determinou o início da reforma do prédio que será a sede administrativa da unidade. Que fica localizado na Rua Major João Câncio, local que antes funcionava a sede da Receita Federal.


Confira o que as autoridades envolvidas nesse importante projeto, disseram durante a solenidade de assinatura.


PREFEITO MAZINHO SERAFIM


"Toda a minha gratidão à Deus por mais essa luta vencida, também agradeço ao senador Sérgio Petecão, ao Dr. Alex que é o presidente da Santa Casa. Quero dizer que é motivo de muita alegria por hoje assinarmos esse convênio, externo meus agradecimentos à todos os vereadores da legislação passada que votaram a favor desse projeto, que é de suma importância para a sociedade senamadureirense. Sabemos que não vamos resolver todos os problemas de saúde dos moradores da nossa cidade, mas temos a convicção que esse convênio vai ajudar muito a população. Estarei indo à Brasília, ainda esse mês de fevereiro, e vou bater de porta em porta nos gabinetes dos nossos parlamentares pedindo investimento para esta demanda. Não poderia deixar de agradecer também ao senador Márcio Bittar (MDB/AC) que é parceiro desse projeto, à Deputada Federal Jéssica Sales (MDB/AC), ao meu amigo Deputado Federal Flaviano Melo (MDB/AC), ao Deputado Alan Rick (DEM/AC) que já empenhou um milhão e meio de Reais nesse convênio, à Deputada Vanda Milane (Solidariedade/AC) que se comprometeu em investir um milhão de Reais, e ao deputado federal Léo de Brito (PT/AC) que também tem investido na saúde Municipal. Pôr fim digo que de todas as ações que já fizemos durante esses anos de gestão, essa é a mais importante" Disse o Prefeito.


SENADOR SÉRGIO PETECÃO


"Quando começamos a discutir sobre esse projeto eu achei muito interessante, porque eu sei o quanto é difícil uma pessoa esperar mais de 02 anos na fila por uma cirurgia. Por isso tenho certeza que essa parceria da Santa Casa com a prefeitura de Sena vai ajudar muito a população. E eu enquanto parlamentar sempre apoiarei projetos como esse, que vai acabar com o sofrimento das pessoas que precisam desses procedimentos cirúrgicos. Esse gesto do Mazinho demonstra o compromisso que ele tem com a população de Sena Madureira" Disse Petecão.


PRESIDENTE DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. DR. ALEX


"Estamos aqui hoje assinando esse convênio, colocando a Santa casa à disposição de Sena Madureira. Para se Deus quiser até o mês de setembro zerar a fila de cirurgia dos moradores aqui do município, esse é o nosso objetivo. Vamos trazer para esta cidade os especialistas que a secretaria de saúde solicitar, e lá em Rio Branco ofertaremos o segundo atendimento que é a parte de cirurgias. Nós temos condições de realizar de 50 à 100 intervenções cirúrgicas por mês, portanto iremos zerar essa fila de espera" salientou o Dr. Alex


DEPUTADA MEIRE SERAFIM


"É um dia festivo e de gratidão ao nosso Deus por testemunhar a assinatura desse convênio tão importante para os moradores. Através do meu gabinete já tenho ajudado muitas pessoas a realizarem cirurgias na Santa Casa em Rio Branco, e agora esse processo será ainda mais facilitado através dessa parceria entre o Hospital e a Prefeitura. Lutarei na Aleac para que esse projeto se estenda também para os demais municípios. Quero parabenizar o prefeito Mazinho por essa sensibilidade em ajudar nosso povo" frisou a Deputada.


Segundo a secretária Municipal de Saúde Nildete Lira, quando iniciar os atendimentos, será feito uma ampla divulgação e ocorrerá do seguinte modo. O morador deverá se dirigir à UBS do seu bairro para uma consulta médica, após isso, o profissional avaliará a necessidade de exames especializados. Caso seja necessário, o paciente será encaminhado à unidade de medicina especializada do município, para a realização de tais exames.


Se durante a avaliação for constatado a necessidade de um procedimento cirúrgico, o paciente será levado para unidade da Santa Casa em Rio Branco, com todos os gastos custeados pelo convênio, e logo após os exames pré-operatórios passará pela cirurgia que necessita.



Fotos: Lucas Costa/Ascom




bottom of page