Prefeito Mazinho inaugura auditório municipal professora Francisca Souza da Silva

Quinta-Feira, 09 de Fevereiro de 2023

No início da noite desta quinta-feira (09), o Prefeito Mazinho Serafim (UNIÃO) inaugurou o Auditório Municipal Pr.ª Francisca Souza da Silva, situado em anexo a Escola Messias Rodrigues. Construído em gestões anteriores, o prédio passou por uma reforma total em sua estrutura, visto que se encontrava completamente deteriorado quando o atual gestor assumiu a Prefeitura.

Colocar o espaço a disposição da população era um sonho antigo do gestor municipal, para isso, ele autorizou vários investimentos no imóvel, que vão desde aquisição de novas poltrona, iluminação, ambiente climatizado, nova cobertura, entre outras melhorias.

"Quando assumi a Prefeitura me deu uma tristeza entrar dentro desse local e ver como estava em ruínas, a partir dali coloquei como meta entregar esse espaço totalmente apto para a população antes do fim do meu mandato. Em nome do vereador Carlos Beliza parabenizo toda a família pela justa homenagem a saudosa professora Francisca, uma mulher que muito contribuiu para o desenvolvimento da educação em nosso município", afirmou o Prefeito.

Representando a família, o vereador Carlos Beliza destacou a emoção em presenciar a homenagem a sua saudosa mãe. "Estamos muito felizes por esse reconhecimento a história de vida da nossa mãezinha, ela foi uma excelente professora. A nossa família agradece ao Prefeito Mazinho e ao Secretário Altemir Lira por essa linda homenagem, tenho certeza que ela também está contente por tamanha honra", disse.

Também marcaram presença no evento de inauguração, o Secretário de Educação Altemir Lira (Anfitrião), a Presidente da Câmara Municipal, Ivoneide Bernardino, o Secretário de Estado de Obras Públicas (SEOP), Cirleudo Alencar, o vereador Alípio Gomes, o Deputado Estadual Gilberto Lira, a Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, Irlane Diniz, professores, familiares da homenageada, e Secretários Municipais.

QUEM FOI A PROFESSORA FRANCISCA SOUZA DA SILVA!

A Professora Francisca nasceu na região de Boca do Acre, Filha de Luís Moreira de Souza, e Joana Dias de Souza. Iniciou na docência no anos e 1973, quando fora escolhida por sua professora e contratada com o apoio do saudoso Padre Paolino, para assumir uma turma no Seringal Oriental. Também trabalhou na escola do Seringal Providência e na Comunidade Boca do Caeté.

Na Cidade, atuou nas escolas Eugênio Areal, Guttemberg Modesto da Costa, e Instituto Santa Juliana. Tranformou-se em referência como alfabetizadora, pela qualidade de sua prática, pela criatividade didática e pela dedicação aos seus alunos. Francisca faleceu em 1993, deixando saudade e um legado de amor ao ensino e de compromisso social.

Fotos: Lucas Costa e Ricardo Amaral