...
 

Outubro Rosa: Prefeitura realiza atendimentos voltados as mulheres no seringal Poromgaba, rio Iaco

Por Ricardo Amaral - Ascom Segunda-Feira, 11 de Outubro de 2021.

A Prefeitura de Sena Madureira por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a empresa BrCarbon realizou no último final de semana uma ação de saúde inédita voltada para as mulheres que residem no Seringal Porongaba, situado no Alto Rio Iaco, e comunidades adjacentes, em alusão ao Outubro Rosa.

Durante a ação foram realizados exames de PCCU, para a prevenção do câncer de colo de útero palestras educativas sobre os cuidados a serem tomados para prevenir os cânceres de mama e de colo uterino, palestras voltadas ao combate à violência doméstica, Exame de toque de mamas, vacinas de rotina e contra a covid-19, testes rápidos, atendimentos voltados ao Bolsa Família, entres outros.

De acordo com a Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Sizene Nunes, a ação foi bastante proveitosa e um marco na saúde das mulheres que residem na zona rural. "Foi uma ação histórica, tendo em vista que foi a primeira vez que ocorreu uma ação do Outubro Rosa na zona rural, principalmente em uma comunidade tão distante como é o Seringal Porongaba. Essa ideia partiu de uma conversa entre o representante da empresa BrCarbon, Bruno Brasil com a então Secretária de saúde e hoje Assessora Especial de Gabinete, Nildete Lira, para proporcionar esses atendimentos às mulheres que residem nas Comunidades Rurais. O nosso atual Secretário de Saúde, Gilberto Lira, também abraçou a ideia e graças a Deus foi um grande sucesso", disse.


É importante destacar que essa é mais uma inovação da gestão do Prefeito Mazinho Serafim e do vice-prefeito Gilberto Lira (Ambos do MDB), no tocante aos atendimentos de saúde na área rural do município, evidenciando o compromisso da administração municipal com a saúde da população, garantindo que esses serviços essenciais estejam ao alcance de todos.

Segundo dados repassados pela Coordenação do Programa Saúde da Mulher, nesta edição o balanço dos atendimentos é o seguinte:

Exames de PCCU: 30 Exames de toque de mama: 31 Vacinação contra a covid-19: 63 Vacinação de Rotina: 27 Testes Rápidos: 61 Vacinação contra a gripe H1N1: 17 Atendimentos Bolsa Família: 19 Suplementação de Vitamina "A": 07 Palestras: 04.

TOTAL GERAL: 259 ATENDIMENTOS.



0 comentário