• Foto do escritorASCOM

Município sedia I Seminário sobre o Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Na manhã desta quarta-feira (16), iniciou-se o I Seminário sobre o Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Sena Madureira, o vice-prefeito Gilberto Lira participou do encontro, que aconteceu no auditório da Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli. O evento, que celebrará o 18 de maio - Dia Nacional do Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente - tem apoio da Prefeitura Municipal de Sena Madureira, entidades e secretarias municipais e estaduais. O evento é uma realização do Ministério Público do Acre (MPAC) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sena Madureira (CMDCA).

(O seminário aconteceu no no auditório da Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli)

O seminário integra a mobilização da campanha nacional “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, iniciada a cada 18 de maio. O objetivo do evento é mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Entre os convidados do seminário para abordar o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, nas suas várias dimensões e ambientes, estiveram presentes compondo a mesa, além do vice-prefeito, o vereador Tom Cabeleireiro (PV), o secretário de Administração e presidente da CMDCA, Tarsis Queiroz, a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Concita Maia, e os promotores de Justiça Fernando Terra e Juliana Babosa.

(O secretário de Administração e presidente do CMDCA, Tarsis Queiroz, explicou sobre o apoio da Prefeitura de Sena Madureira no evento)

O secretário de Administração e presidente do CMDCA, Tarsis Queiroz, explicou sobre o apoio da Prefeitura de Sena Madureira no evento: “A participação da Prefeitura tem sido no suporte, disponibilizando servidores para palestras, que já acontecem desde do dia 2 de maio, e também hoje, dando esse suporte para o Judiciário e o CMDCA realizarem este evento”, disse o secretário e presidente do CMDCA, Tarsis Queiroz.

(Na companhia do vice-prefeito Gilberto Lira, o secretário e secretário de Administração e presidente do CMDCA, Tarsis Queiroz)

O vice-prefeito Gilberto Lira parabenizou o MPAC e o CMDCA pela realização do evento e comentou do momento que se torna marco na história do município em combate à violência sexual. “Hoje se vê no Brasil todo tipo de violência, destas, a sexual contra crianças é uma das mais preocupantes. Por isso, hoje é um momento histórico no município, pela realização do primeiro seminário realizado”, destacou Gilberto.

O promotor de Justiça Fernando Terra agradeceu a todos os presentes e destacou a participação e empenho de todos os profissionais. “Queria agradecer a presença de todos que nos apoiaram, colaboraram e os que ainda vão contribuir com o seminário, principalmente que sabemos que isso aqui tudo é resultado de um trabalho conjunto e que faz toda diferença”, disse o promotor.

(O promotor de Justiça Fernando Terra agradeceu a todos os presentes e destacou a participação e empenho de todos os profissionais)

Sequestro de menina deu origem à data

No dia 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo foi localizado seis dias depois, carbonizado. Os assassinos, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A tragédia deu margem à instituição do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes mantém viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Douglas Richer Queiroz - Assessoria