• Foto do escritorASCOM

Judiciário, MPAC e prefeitura realizam dia especial para crianças do abrigo municipal

Também participaram da iniciativa o CMDCA, a subsecretária Fátima Mendes e servidores da Prefeitura de Sena Madureira

No dia 16 de outubro o Poder Judiciário promoveu um dia especial para as crianças do abrigo municipal de Sena Madureira. O evento contou com as parcerias do Conselho Municipal da Criança e Adolescentes (CMDCA), Ministério Público e secretaria Municipal de Assistência Social.

Vários presentes foram doados às 12 crianças que atualmente estão acolhidas na Instituição. A iniciativa teve como objetivo doar um pouco de alegria aos pequenos, uma vez que eles se encontram afastados do regular convívio familiar e necessitam de afeto e carinho, especialmente em ocasiões festivas como Dia da Criança.

As doações foram recebidas pela coordenadora do abrigo municipal, Chaena Villaca, e pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos Criança e Adolescente, Tarsís Queiroz. As 12 crianças e adolescentes abrigadas têm idade entre 3 meses e 16 anos. São 8 do sexo feminino e 4 do sexo masculino.

O espaço ganhou um novo playground, que conta com piscina de bolinhas, pula-pula, escorregador, balanços entre outros. De acordo com a juíza de Direito, Andréa Brito, a compra dos brinquedos foi possível com recursos oriundos de uma multa realizada no evento Cavalgada do ano de 2015.

“Com o recurso dessa multa aplicada em 2015, conseguimos comprar boa parte dos brinquedos, ainda reunimos os promotores, advogados, assessores, juízes e amigos para ajudar na contribuição, para que pudéssemos ajudar ainda mais a instituição. Esse recurso foi encaminhado ao CMDCA, que aplicou no abrigo do município”, comentou a juíza Andréa.

“É com imensa satisfação que participei juntamente com a minha família deste Dia das Crianças no abrigo. Estamos aqui com as nossas famílias compartilhando esse dia especial, não é apenas uma ação por pessoas. Ter a oportunidade de fazer diferença na vida de uma criança é algo especial, aqui vivem crianças vulneráveis, vítimas de violência, famílias envolvidas com drogas, abuso sexual, dentre outras situações trágicas. Por isso, hoje vim compartilhar com eles um pouco de carinho, amor e felicidade”, comentou a juíza Andrea.

Para o promotor de justiça Júlio César Medeiros, o momento foi muito gratificante. “Passar cada vez mais sensibilidade, entender a história de cada criança e adolescente, poder dividir o momento de alegria juntos, fora da rotina de trabalho, pra gente é muito gratificante”, disse o promotor.

O também promotor de justiça, Fernando Henrique Terra, comentou sobre a importância das parcerias. “A união faz a força, quanto mais parceiros trabalharem em prol do benefício de crianças que já estavam em situação de vulnerabilidade melhor. De certo modo, elas precisam desse acalento e desse acompanhamento. Quanto mais parcerias destinadas efetivar, reforçar buscar melhorar a condição de qualquer criança seja ela em situação de acolhimento ou em qualquer outra condição é muito bem vista, não só pelo institucional, mas por qualquer outra pessoa”, comentou o promotor Fernando.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Tarsís Queiroz, o recurso foi repassado para o fundo municipal dos direitos da criança e adolescente, controlado pelo CMDCA, que destinou o recurso para compra do playground e uma festa especial.

Queiroz também destacou que essa foi a primeira ação do conselho em sua presidência e que ações maiores serão realizadas. Ainda segundo Tarsís, a proposta é a de que elas tenham um Dia da Criança como qualquer outra criança, com direito a presentes.

“Queremos nesse dia que se sintam como se estivessem em casa”, explica.

O presidente da CMDCA ainda comentou que é preciso unir forças para contribuir com o crescimento das crianças e adolescentes que necessitam desse tipo de ajuda. “O ato demonstra o quão importante é para eles serem lembrados através dos presentes, pois todas as crianças têm o direito de brincar”, completou Tarsís.

Para a coordenadora do Abrigo Municipal, Chaena Villaca, a presença das autoridades traz segurança às crianças. “A presença das autoridades municipais aqui dá uma visibilidade e uma segurança de que não estamos sozinhos”, disse.

Participaram desta iniciativa os servidores e estagiários do Judiciário, Ministério Público, CMDCA, a subsecretária Fátima Mendes e servidores da Prefeitura de Sena Madureira.

Abrigo Municipal de Sena Madureira

O local atende crianças com até 18 anos de idade, vítimas de violência doméstica, negligência e abandono.  A estrutura é formada por uma sede administrativa e uma casa. A instituição possui uma equipe multiprofissional que faz o acompanhamento diário das crianças. No local, elas realizam diversas atividades de segunda a sexta.

Douglas Richer - Assessoria