Força Total: Prefeitura de Sena Madureira avança com várias frentes de reabertura de ramais

Com a meta de reabrir mais de 1.700 quilômetros de ramais nos mais diversos locais da zona rural do município, a prefeitura de Sena Madureira iniciou nesse mês de junho o trabalho com pelo menos 5 frentes de reabertura. Com a chegada do ramal, os moradores podem tirar a produção e voltar pra casa com mantimentos para suas famílias.

Nesta quinta-feira, dia 27, o vice-prefeito Gilberto Lira vistoriou o trabalho em diversos locais. Na altura do quilômetro 48, sentido Manoel Urbano, o ramal deve ser concluído neste final de semana. Na região haverá a expansão do programa Luz Para Todos. "Aqui é uma das prioridades, porque a energia vai chegar ao ramal Santa Inês, ramal do Daniel e complemento do ramal do 16 e, graças a Deus, nesta sexta-feira, 28, a prefeitura vai dizer a empresa da instalação elétrica que os ramais daqui estão prontos, agora é só levar o posteamento", disse Lira.

Acompanhado do vereador Boa Idéia, o Dé, o vice-prefeito vistoriou a reabertura já concluída dos ramais do quilômetro 45 (no babá), do 40, do 34 (até o Iracema, no rio Caeté) e do 16 até a reserva Cazumbá, e ligando até o ramal do 48. "Esses ramais já estão oferecendo tráfego normalmente, graças ao compromisso do prefeito Mazinho Serafim e toda nossa equipe. Agora vamos seguir trabalhando em outros locais", acrescentou Gilberto Lira.

Na última terça-feira, uma frente de reabertura entrou também no ramal do quilômetro 20 da Gleba São Jorge. Na tarde desta quinta-feira, 27, o serviço estava na altura do quilômetro 07, na propriedade do senhor Josué Rock. "O ramal é tudo pra nós nessa época de verão, agradeço a equipe do prefeito que vem abrindo o nosso ramal todo ano", disse Josué.

O vereador Boa Idéia afirma que existe um acordo com os moradores para que o trator vá até a margem do rio Purus. "Essa ramal vai beneficiar moradores da Gleba São Jorge e do rio Purus, sendo de suma importância. Posteriormente a meta é fazer um melhoramento com a patrol e, se possível, aterrar umas partes baixas que prejudicam a passagem próximo ao igarapé São Pedro", afirma o vereador.

De acordo com o cronograma da prefeitura de Sena Madureira atualmente os trabalhos se concentram no ramal Joaquim de Matos (Toco Preto), estrada Linha Seca, ramal do 48, (sentido Manoel Urbano), Gleba São Jorge, e já foram reabertos também o ramal do Elozai, inferninho, ramal do 15 do Cassirian até a ponte, Linha Seca até o ramal do pinduca, ramal do Olho D'água, ramal dos terçados, ramal Toco Preto e outros.

"O nosso desejo era reabrir todos os ramais ao mesmo tempo, mas são quase 02 mil quilômetros, então fica impossível. No entanto, outras 03 frentes estarão sendo acrescentadas na próxima semana com o conserto de tratores e máquinas que já estão recebendo reparos. Essa semana o prefeito Mazinho esteve em Rondônia comprando peças e 12 pneus para o maquinário", adianta Lira.

Este ano o governo do estado anunciou uma ajuda de custo para a reabertura de ramais. Segundo a gestão municipal, R$ 400 mil foram repassados até o momento e serão usados para ajudar na compra de combustível e conserto do maquinário. A expectativa é que o estado repasse mais R$ 400 mil anunciados pelo governador Gladson Cameli, durante evento em Sena Madureira.

Texto e fotos: Aldejane Pinto - Para Assessoria de Imprensa.

www.facebook.com/pmsmoficial @prefeituradesena_oficial