• Foto do escritorASCOM

Em parceria com a Ufac, Prefeitura realiza o lançamento do Pré-Enem gratuito

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento acadêmico de nossa juventude, a Prefeitura de Sena Madureira, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SEME) e parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac), trouxe para a cidade um curso preparatório do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A cerimônia de lançamento foi realizada às 10h da manhã desta terça-feira (20), no auditório do Campus da Ufac no município, contando com a presença de autoridades e toda classe de alunos que irá participar do curso.

Compondo o dispositivo de honra estavam o secretário de administração Társis Queiroz, representando o prefeito Mazinho Serafim (MDB), a secretária adjunta da SEME; Profa. Eva Cunha, representando o secretário de Educação Altemir Lira; o reitor da Ufac, Minoru Kinpara; o diretor do Campus da Ufac em Sena Madureira, Evandro Souza; o Prof. Deusimar Guimarães, representando a Secretaria Estadual de Educação; o Prof. Enok Pessoa, a aluna Emilly Emannuely, representando a classe de alunos; o vereador Tom Cabelereiro (PV), assessores e imprensa local.

O objetivo é oferecer aos egressos do Ensino Médio conhecimentos básicos fundamentais sobre os conteúdos exigidos nas provas do Enem para que consigam com uma melhor classificação e ingressar nos cursos de graduação da Ufac, bem como bolsas nas faculdades particulares. Ao todo estão escritos cerca de 100 alunos, que irão iniciar o curso preparatório para o exame, as aulas ocorrerão gratuitamente no auditório da Ufac em Sena Madureira, já se iniciam no próximo dia 7 de abril e serão realizadas sábado e domingo, de 15 em 15 dias.

As aulas serão ministradas pelos professores da própria Universidade, os alunos que irão participar ganharão apostilas totalmente grátis, que irão ajudar no desenvolvimento e aprendizagem. As provas do Enem 2018 estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, e os preparativos para a realização começam desde já.

A professora Eva Cunha destacou em sua fala o incentivo aos estudantes que irão participar dessa oficina, que é de suma importância para conseguir uma carreira no nível superior. “Muitas vezes, para conseguirmos algo na vida precisamos sacrificar nosso sábado e nosso domingo, então a gente pede para que os alunos aproveitem essa oportunidade e não faltem as aulas, pois será de grande de importância em sua vida acadêmica lá na frente. Desejamos a todos bons estudos e que possam ingressar no próximo ano em um curso superior”, enfatizou Eva.

Representando o prefeito Mazinho Serafim, o secretário Tarsis Queiroz ressaltou o compromisso da gestão com a Educação e disse. “Eu tenho acompanhado nas redes sociais o trabalho que o reitor Minoru Kinpara vem realizando UFAC e quero parabeniza-lo por essa iniciativa de apoiar esse projeto. Parabenizo também aos alunos e alunas que estão sendo agraciados com esse Pré-Enem e desejo que todos possam aprender bastante para alcançar uma boa nota. O prefeito Mazinho, desde que assumiu, vem se preocupando com a educação do município e, assim que foi apresentado o projeto, ele aceitou e quis oferecer toda ajuda possível para ajudar nossos estudantes”, destacou Tarsis.

Bastante satisfeito com o projeto, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara agradeceu a parceria: “Eu quero agradecer ao prefeito Mazinho pela parceria, as parcerias são extremamente importantes, todos saem ganhando. Nós, da Universidade Federal do Acre, estamos alegres por ver esses alunos interessados em participar do Pré-Enem e esperamos que todos possam aprender muito e que no próximo ano possam ingressar em um curso a nível superior da Ufac ou no Ifac (Instituto Federal do Acre)”, salientou Minoru.

Contudo, é importante mencionar que os alunos não podem acumular faltas durante o curso, a menos que sejam justificadas, uma vez que existe uma grande lista de espera de estudantes que estão no aguardo caso alguém desista. Dos 100 alunos escritos, a grande maioria já concluiu o Ensino Médio de 2015 a 2017, e outros, por sua vez, irão concluir neste ano, grande parte dos alunos estuda ou já estudou na Escola Dom Júlio Mattioli.

Texto e fotos: Lucas Costa – ASCOM PMSM