Em evento no CAPS, Prefeitura realiza lançamento oficial da Campanha 'Setembro Amarelo'

Por Ricardo Amaral - Ascom Quinta-Feira, 16 de Setembro de 2021.

Durante evento realizado na manhã desta quinta-feira (16) no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) a Prefeitura de Sena Madureira por meio da Secretaria Municipal de Saúde lançou oficialmente a campanha Setembro Amarelo que visa combater e prevenir o suicídio, com o seguinte tema: "Não basta falar, é preciso agir".

Implantado na gestão do Prefeito Mazinho Serafim (MDB), o CAPS atende mais de 1000 pacientes na atualidade, dando toda assistência para os moradores que sofrem com algum problema Psicológico, com ênfase no combate a depressão e tendo como principal pilar, o combate ao suicídio. Para isso, o órgão conta com profissionais qualificados, como Psicólogos, Psiquiatras, Assistente Sociais, Médicos, entre outros.

Presente na solenidade, o Prefeito Mazinho Serafim falou sobre a campanha Setembro Amarelo e anunciou a compra do remédio psicotrópico para auxiliar no tratamento dos pacientes. "O Setembro Amarelo é de grande importância, é uma oportunidade para que a gente possa estar mais perto das pessoas, dar um abraço e deixar claro que elas podem contar com a gente. Portanto é motivo alegria e satisfação está participando desse evento. Estamos investindo um recurso no valor de 160 Mil Reais para a comprar do remédio Psicotrópico que é a medicação própria para os pacientes que sofrem com problema Psicológico. Nossa missão é servir e ajudar nossa população, e é isso que vamos continuar fazendo", disse.

O Coordenador do CAPS, João Verçosa, também falou sobre o lançamento da campanha. "Não somente no mês de setembro mas durante todo o ano, nós aqui do Caps procuramos atender nossa população da melhor forma possível, esse mês damos uma ênfase maior ao combate e a prevenção ao suicídio, tendo em vista que essa campanha Setembro Amarelo é realizada no mundo inteiro. Temos um quadro de profissionais qualificados para atender aos moradores. Temos realizado várias oficinas, palestras e outras ações para auxiliar os pacientes que chegam aqui precisando de ajuda. Quero agradecer ao Prefeito Mazinho e ao vice-prefeito Gilberto Lira pela confiança em meu trabalho, e agradeço também à nossa equipe e a todos que estiveram presentes aqui hoje", salientou.

Quem também falou com a nossa reportagem foi vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Lira. "É gratificante participar de um evento como esse, eu lembro que antes de implantarmos o CAPS aqui em nosso município, a gente se deparava com várias pessoas sofrendo com depressão e outros problemas psicológicos e não tinha um lugar específico para tratá-las. Por isso o Caps é uma grande conquista da nossa gestão, pois agora as pessoas tem onde procurar ajuda. Sempre damos todo o apoio para as ações que ocorrem aqui, e a prevenção ao suicídio é o nosso principal objetivo. Seguimos mostrando para os moradores que podem contar com a gente", destacou.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Mazinho Serafim, do Vice-prefeito Gilberto Lira, do coordenador do CAPS, João Verçosa, da Assessora Especial de Gabinete da Saúde, Nildete Lira, dos Secretários Municipais, Juza Bispo (Meio Ambiente), Adriana Martha (Administração), de Representantes do Conselho Municipal de Saúde, da UMASSEM, Polícia Militar e do Gabinete da Deputada Estadual Meire Serafim, além dos usuários do CAPS e suas famílias.

Fotos: Lucas Costa e Ricardo Amaral - Ascom