Desenvolvimento Rural

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E INCRA JÁ GARANTIU A LIBERAÇÃO DE MAIS DE R$ 1 MILHÃO PARA PRODUTORES RURAIS ATRAVÉS DO PROGRAMA TITULA BRASIL

Quinta-Feira, 15 de Setembro de 2022

A parceria entre a Prefeitura de Sena Madureira e o Governo Federal por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) garantiu em apenas 04 meses de ações do programa Titula Brasil, a liberação de R$ 1.117.400,00 (Um Milhão, cento e dezessete mil, e 400 Reais) aos produtores rurais do município.

Os dados foram repassados pela equipe do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, situado em anexo ao Incra. De acordo com a coordenação, inicialmente a concessão de crédito foi aplicada em três modalidades: Crédito Apoio Inicial, fomento mulher, e fomento com desconto que variam entre 80 e 90% com carência de 01 ano.

O núcleo foi implantado com o aval do Prefeito Mazinho Serafim, do Secretário Municipal de Produção, Ecinairo Carvalho (Xuxa), do Coordenador do Programa Titula Brasil no Acre, Márcio Alércio, e do Chefe de Desenvolvimento do Incra, Idelbrando Menezes. Atualmente o órgão é composto pelos técnicos Manoel Alonso, Maria Sabóia, e Geina Lima, bem como por dois auxiliares administrativos. Vale frisar que além de Sena Madureira, a equipe também oferta atendimento às famílias rurais de Manoel Urbano.

Além da concessão de crédito rural, a administração municipal em parceria com as unidades do Incra de Sena Madureira e Rio Branco, também realizou a entrega de títulos de propriedades aos moradores dos projetos Wilson Lopes e Liberdade. Como evidência do sucesso da ação, todos os projetos desenvolvidos no vale do Iaco foram aprovados.

Vale destacar que o principal critério para solicitar o crédito rural é que o projeto de assentamento passe por uma vistoria realizada pela equipe técnica do INCRA. Além disso, o interessado deve residir no local, quem desejar obter mais informações sobre o assunto, pode procurar o Núcleo localizado em anexo ao Incra.