Comunidade participa do Dia D do Teste do Pezinho na UBS Elson Damasceno

Cerca de 70 pessoas participaram na manhã desta segunda-feira, 10, de um evento realizado pela prefeitura de Sena Madureira, por meio da secretaria municipal de saúde. Lá, profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Elson Damasceno comemoram o Dia Nacional do Teste do Pezinho e também reforçaram o acompanhamento do Crescimento e desenvolvimento infantil (PUERICULTURA).

A comunidade recebeu palestras, orientações nutricionistas, de médicos e odontólogos. As crianças que foram até a unidade participaram de sorteio de brindes, triagem, brincadeiras, entre outras lúdicas.

De acordo com a coordenadora da UBS em que ocorreu o evento, Dorys Areal, o teste é importante e a prefeitura está fazendo seu papel. “A comunidade vem sendo informada e convidada aos eventos para que mantenham as crianças saudáveis. Esse é o nosso desejo”.

As equipes do município verificaram bastante procura nas unidades, o que confirma o trabalho positivo na conscientização da comunidade local. “Em todo evento a procura tem sido grande. Inclusive chamamos mais enfermeiros para darem conta da demanda e não deixar nenhum paciente voltar para casa sem ser atendido”, ressalta Areal.

Juza Bispo é coordenador do programa saúde da mulher, criança e adolescente. Para ele, “o foco dessa segunda-feira foi o Dia D do Teste do Pezinho, mas a campanha ocorre durante todo esse mês. Para os exames, bata procurar as unidades pela manhã (das 7 ao meio dia) e no período da tarde (das 14 às 17 horas) todos os dias”.

Para realizar o teste, a mãe precisa levar seus documentos e do bebê. A UBS Elson Damasceno é referencia no atendimento de pessoas que residem na zona rural do município, entretanto, também realiza atendimento a moradores da zona urbana.

Fotos: Lucas Costa/Ascom

www.facebook.com/pmsmoficial @prefeituradesena_oficial