frankley.dias@hotmail.com

Comemorando resultados: CAPS completa primeiro ano de atendimento em Sena Madureira

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) Abibi Rodrigues Freire, completa este mês o seu primeiro ano de funcionamento em Sena Madureira, sendo uma referência em saúde mental. A iniciativa é mais uma conquista da gestão compromisso com o povo, por meio da secretaria de saúde.

Para comemorar esse período de trabalho, a equipe preparou uma programação com várias atividades voltadas aos usuários que frequentam diariamente a referida unidade. O evento contou com a presença do público em geral e de autoridades como o secretário municipal de saúde, Daniel Herculano, os vereadores Tom Cabeleireiro e Raimundo Dos Anjos, além da equipe técnica do CAPS.

Com a inauguração, os serviços já existentes no município no âmbito da saúde mental foram potencializados em parceria com a atenção básica, estratégia de saúde da família e ações intersetoriais, melhorando a abordagem, acolhimento, tratamento e encaminhamento, com o objetivo de qualificar cada vez mais o atendimento ao público.

A coordenadora e psicóloga especializada em saúde mental, Cristiane Saraiva, explica que o CAPS I é um serviço de referência para as pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, bem como sobre o trabalho desenvolvido nesse período.

“Esse trabalho vem sendo realizado com muito amor. Nós fazemos da saúde mental o nosso lema e abraçamos essa causa recebendo os nossos usuários, e buscamos atendê-los da melhor forma possível, para que eles se sintam em casa e tenham um lugar onde possa encontrar um ombro amigo. A implantação do CAPS em Sena Madureira, é um grande marco no vale do Iaco. Só temos a agradecer o nosso prefeito Mazinho Serafim e o secretário Daniel Herculano, por ter adotado essa idéia de trazer o benefício para o nosso município”, relatou Cristiane.

O secretário de saúde, Daniel Herculano, disse que é muito gratificante, ter uma unidade de atendimento como o CAPS trabalhando hoje em Sena.

“Trabalhar com saúde mental não é nada fácil. Porém, a gestão do prefeito Mazinho vem trabalhando com responsabilidade. Sena Madureira saiu na frente dos outros municípios ao implantar o CAPS. É muito importante e gratificante para todos nós termos essa equipe trabalhando diariamente com os pacientes, levando uma saúde de qualidade e humanizada para a nossa população que busca os serviços prestados”, afirmou Daniel.

Segundo estatísticas de atendimento, até a presente data foram 3.500 atendimentos distribuídos pela equipe técnica multiprofissional. Atualmente, 318 pacientes estão sendo acompanhados pelo serviço, distribuídos pelas modalidades de tratamento existentes, que são semi-intensivo e não intensivo.

Fotos: Lucas Costa/ASCOM