...
 

Unidades de Saúde promovem ação de prevenção contra câncer de mama e Hipertensão Arterial

Atualizado: 1 de mai. de 2019


A unidade Básica de Saúde Elson Damasceno promoveu durante essa manhã de terça (30), uma ação para a prevenção de doenças, câncer de mama. Durante as atividades foram realizadas palestras informativas, orientando como a mulher deve fazer o auto-exame da mama. A equipe coordenada por Dorys Areal, explicou detalhadamente os cuidados que as mulheres devem ter com a saúde.



Caso venha surgir alguma alteração, a mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Foi ressaltada também a importância do preventivo de colo uterino (PCCU) a cada seis meses ou a cada ano. As orientações que foram ministradas pelas enfermeiras Natália, Sandra Rêgo e Márcia, destacaram o comprometimento de cada mulher com seu corpo, visando à prevenção de doenças que se diagnosticada precocemente, a chance de cura será maior.



Ainda em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial , aconteceu na manhã desta terça (30) na Unidade Básica de Saúde Carlos Afonso, à atividade com o tema “Saúde do idoso”.


Na ocasião, foram realizados procedimentos de verificação da pressão arterial, teste de glicemia com os diabéticos, palestras entre outros. A equipe de apoio orientada pela Coordenadora e enfermeira Silma Viana, realizou vários atendimentos seguidos de orientações básicas, sobre a saúde do idoso e do diabético. Segundo a coordenadora, todas as quarta-feiras a classe prioritária para atendimento são os idosos, diabéticos e hipertensos.



No local, foi oferecido ao público um delicioso café da manhã e ainda foi realizado sorteios de brindes para os participantes.


Atenção para os sintomas


Os sintomas da Pressão arterial (alta), costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: Podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.


Participaram da ação, aproximadamente oitenta pessoas, incluindo idosos, hipertensos e diabéticos. Na sala de observação também teve discoteca anos 70 com forró para animar o público.



As atividades foram desenvolvidas com o apoio do Prefeito Mazinho Serafim e do Secretário Municipal de Saúde, Daniel Herculano.




Assessoria

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saúde