Sena Madureira realiza festa junina para comunidade em Unidade de Saúde

A prefeitura de Sena Madureira, por meio da secretaria municipal de saúde, realizou nesta quinta-feira, 6, uma grande mobilização na Unidade Básica de Saúde Carlos Afonso, localizada na região central do município. A ação ocorreu pelo Dia Nacional da Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), e reuniu mães, crianças e profissionais da saúde num dia de confraternização em comemoração ao mês das festas juninas.

Várias atividades foram desenvolvidas tanto para os pais, quanto para as crianças presentes. Para conscientizar a população sobre saúde da família, o vice-prefeito Gilberto Lira apoiou a campanha e agradeceu a participação da comunidade ao evento, que ofereceu um café da manhã especial, com tema de festa junina e brincadeiras para as crianças.

“Essa unidade tem sido referência em nosso município, tanto no atendimento, quanto na estrutura. Nossa gestão tem tido cuidado em zelar todas as unidades de saúde de nossa cidade. Tudo isso para atender cada vez melhor a nossa população”, disse o vice-prefeito.

Silma Viana, coordenadora da unidade, diz que “o teste é uma etapa muito importante no diagnóstico precoce de doenças. Sena Madureira realiza esse exame para toda a população gratuitamente, mostrando a capacidade técnica de nossas equipes”.

De acordo o secretário municipal de Saúde, Daniel Herculano,as UBS’s não são apenas para tratar de doença, mas para cuidar da saúde de um modo geral, incluindo atividades de descontração que envolvam toda a família, como a que ocorreu. “Também é para compartilhar diversão e saúde da família. Fico feliz quando vejo as crianças saudáveis, tomando vacina, se divertindo. O futuro da nossa cidade esta aqui e é muito gratificante quando todos participam de nossas ações”, enfatizou Herculano.

Participaram, além de toda equipe de saúde da unidade e da comunidade, representantes do Núcleo de Apoio à Família (NASF), o vice-prefeito, Gilberto Lira, o secretário de saúde, Daniel Herculano e o coordenador do programa da Saúde da Criança e da Mulher no município, Juza Bispo.

Teste do pezinho

Este exame deve ser realizado entre o terceiro e quinto dia de vida do recém-nascido e é capaz de detectar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias e fibrose cística. O teste é obrigatório e muito simples: basta fazer um furinho no pé do bebê e colher algumas gotas de sangue que são capazes de identificar diversas doenças congênitas e/ou genéticas.

Fotos: Lucas Costa/Ascom

www.facebook.com/pmsmoficial @prefeituradesena_oficial