• douglasricher

Sena é a primeira cidade do Acre a implantar Política de Atenção Integral à Saúde no ISE

A cerimônia de lançamento do  PNAISARI  foi realizada nesta quarta-feira, no Centro Socioeducativo Purus

Na manhã desta quarta-feira (28) foi realizada a cerimônia lançamento do Projeto de Política de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes em Conflito com a Lei, em Regime de Internação e Internação Provisória (PNAISARI), no Centro Socioeducativo Purus. Sena Madureira foi o primeiro município que teve o projeto implantado no Estado do Acre, sob a coordenação do Assistente Social Nielson Salustiano.

Segundo o coordenador, o projeto tem como idealizadores técnicos Luiz Carlos Marinho e Luzia Marinho, além dos parceiros com o Centro Socioeducativo Purus, Ministério da Saúde, SESACRE, Ministério Público do Estado, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social.

Salustiano ainda comentou que a importância do PNAISARI para o município é levar os atendimentos de saúde preconizado pelo Ministério da Saúde aos adolescentes em conflito com a Lei, bem como a educação, promoção e prevenção da saúde, melhorando assim a qualidade de vida dos adolescentes e familiares.

O projeto garante acesso e integralidade na Rede de Atenção à Saúde e a reafirmação da responsabilidade sanitária da gestão de saúde dos municípios que possuem unidades socioeducativas em seus territórios.

Segundo o secretário de Saúde Daniel Herculano, a implantação do projeto envolve parceiros que ajudam a garantir e promover a atenção integral a saúde de adolescentes integrados ao Centro Socioeducativo Purus. Daniel destacou que o projeto desenvolverá ações de promoção da saúde, prevenção de agravos de doenças e recuperação da saúde, organizando serviços dentro dos princípios do SUS e do Centro Socioeducativo.

Dessa forma, o PNAISARI contará com Atendimentos médico, psicológico, odontológico, promoção e prevenção da saúde, sempre com as referências bem definidas e estruturadas como: Área psicológica - Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I); Área multidisciplinar - Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF I); Atendimentos da Atenção Básica - Unidade Básica de Saúde (UBS); Vigilância em Saúde Municipal no conceito de investigação de agravos e inserção de dados; Urgências e Emergências de baixa e média gravidade - Hospital Geral João Câncio Fernandes; Urgências e Emergências de média e alta gravidade - HUERB em Rio Branco.

De acordo com a assessora técnica da Saúde Municipal e idealizadora da adesão ao programa, Luzia Marinho, o projeto tem como objetivo não só o atendimento ao público alvo citado, mas também o acolhimento de seus familiares, com palestras educativas diversas, assistência social e atividades complementar familiar, onde em nossa visão será o ponto chave para se criar a perfeita harmonia entre a saúde física e a saúde mental do adolescente.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Sena Madureira, Gilberto Lira (MDB), o secretário municipal de Saúde, Daniel Herculano, o diretor do Centro Socioeducativo Purus, Astério Vieira, o representante do Conselho Tutelar no município, Sildo Peret, o diretor do Hospital João Câncio Fernandes, Juza Bispo, representando a Polícia Militar no município, o Tenente Francisco Chagas, representando o Corpo de Bombeiro, a soldado Ana Paula, e o vereador Cocão, do município de Manoel Urbano.

O vice-prefeito de Sena, Gilberto Lira, parabenizou a Prefeitura e seus parceiros por esta importante ação. “Um prazer imenso acompanhar de perto essa ação e o lançamento desse importante projeto, por isso aproveito para parabenizar toda a equipe da Saúde, que vem mostrando que a saúde municipal está avançando e sendo destaque na nossa gestão. A gestão e seus parceiros estão dispostos a ajudar e promover saúde a esses jovens adolescentes que necessitam de atenção, parabenizo a todos envolvidos”, finalizou.

Texto: Douglas Richer Queiroz - Fotos: Lucas Costa