Secretaria municipal de saúde promove palestra sobre DSTs para alunos do IFAC



Com o tema "ISTS: Hepatites virais, HIV e Sífilis", a secretaria municipal de saúde promoveu na manhã de hoje (12) uma palestra voltada a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) – Campus Sena Madureira). A palestra foi ministrada pelo Médico Infectologista, Alan Areal, que fez um relato sobre os males e as consequências que as DSTs podem causar a vida do ser humano.


Além da palestra, a equipe de enfermagem da secretaria de saúde esteve, também, realizando testes rápidos, como: Hepatites Virais, HIV, Sífilis; bem como a entrega de kits com preservativos masculinos, femininos e panfletos falando a respeito de outras doenças como Hepatites B e C.



O médico chamou à atenção para os cuidados e a prevenção contra as DSTs, relatando que na maioria dos casos os jovens e adolescentes, são os mais afetados tendo em vista a falta de cuidado em seus relacionamentos sexuais. Ele acrescenta dizendo que a juventude é o público alvo na questão da prevenção e dos cuidados, tendo em vista que quanto maior o cuidado, maior são as chances de não ser afetado.


“São jovens que estão buscando a realização dos seus sonhos, em suas futuras profissões. A prevenção e o cuidado são o melhor remédio. Por isso é importante que todos se cuidem e se previnam, pois uma DST causa uma série de transtorno e problemas para a vida de um jovem. Muitas delas como HIV E AIDS ainda não têm cura”, informou Alan.


A Reitora do Campus Sena Madureira, Italva Miranda, agradeceu ao secretário Daniel Herculano, por disponibilizar sua equipe para falar desse assunto com os alunos. Orientou, também, para que todos tenham cuidado e busquem se prevenir contra essas doenças, para que ambos não venham sofrer consequenciais e tenham sua vida e seus sonhos interrompidos.


<