Secretaria Municipal de Saúde, lança Campanha de Vacinação Antirrábica em Sena Madureira

Por: Ricardo Amaral

A Prefeitura Municipal por intermédio da Vigilância Sanitária do município deu início à vacinação antirrábica que visa imunizar mais de 6.000 animais entre cães e gatos existentes no município. Os agentes estão percorrendo os bairros, aplicando as vacinas de casa em casa, e a previsão é que a meta seja batida o quanto antes.

A colaboração da população é de suma importância para o sucesso da campanha, no que tange a receber bem os vacinadores e permitir a vacinação em seus animais domésticos, tendo em vista que a mesma só fará bem aos mesmos. Por isso a coordenação vem pedindo o apoio dos moradores e os receba em suas residências.

O médico Veterinário RODRIGO BORTOLAN, chefe da Vigilância Sanitária Municipal e coordenador da campanha, salientou que o objetivo da imunização é manter o vírus da "Raiva" bem longe do nosso Município, muito por conta que além de ser transmitida entre animais, também pode ser transmitida para humanos, e infelizmente ainda não cura, uma vez que uma pessoa contraia o vírus, pode vir a óbito, e o único método de prevenção é a vacinação dos seus animais.

O mesmo destacou ainda que a vacina é segura, sempre visando o bem estar do animal. É importante após a vacina observar o comportamento do Pet, tendo em vista que após a aplicação, ele pode sentir dor ou perder o apetite, para isso é preciso que seja oferecido ao animal, dipirona ou paracetamol para diminuir a dor. Outro ponto a ser destacado e que reforça a importância da vacinação, é que o vírus da raiva não é transmitido somente pela mordida do animal, mas também pela saliva.

A vacina é ofertada gratuitamente pela Gestão Municipal, e é aplicada somente uma vez ao ano. Por isso é necessário à compreensão de todos, permitindo a aplicação em seus Animais, salvo em casos específicos em que os mesmos estejam doentes. Nesse caso a recomendação é não aplicar a vacina, e procurar um veterinário para o tratamento.

Quanto à vacinação na área rural do município, mais de 04 mil animais já foram vacinados através das ações itinerantes como o SENA SEM COVID, onde uma equipe se deslocou até às comunidades e disponibilizou a vacina antirrábica, mas a recomendação do Veterinário, é para os moradores rurais que não receberam ações do programa SENA SEM COVID e vejam a necessidade da aplicação da vacina em seus animais, possam se dirigir à secretaria de saúde que serão disponibilizadas as doses.

Fotos: Cedidas