Secretaria Municipal de Saúde dá início a campanha contra as hepatites virais em Sena Madureira


Assessoria de Imprensa


Apesar do momento de pandemia causado pelo novo coronavírus, a secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira estará realizando ações da campanha ‘Julho Amarelo’, mês de combate às Hepatites Virais. Todas as unidades básicas de saúde estão disponibilizando dos testes para a população, o que acontece durante todo o ano. O mês de Julho é voltado especificamente para esse combate às hepatites virais, cujo índice no município tem se mostrado significativo.


De acordo com a coordenadora do setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da secretaria de Saúde, as testagem nos usuários vão começar na próxima semana, na unidade de referência Carlos Afonso, atendendo os pacientes que precisem realizar o teste da covid-19. “É importante frisar bem que nós iremos ofertar esses testes para quem faz o exame para o coronavírus, não estamos convidando as pessoas para saírem de casa para fazer o teste. Claro que se tiverem sentindo algum sintoma das IST, nós iremos atender normal. Todas as pessoas que precisarem fazer o exame nós iremos atender, respeitando as medidas de prevenção”, explica a enfermeira Wendy Carolina.


A coordenadora acrescenta, ainda, que as pessoas que realizarem o teste para a covid-19 também irão poder fazer o teste para as hepatites que são “Hepatites B, C e aproveitando também para fazer o de sífilis e HIV. Mas frisando que o mês é de combate a essas doenças, todas as unidades básicas têm médicos que podem está fazendo esse atendimento. "O que nós iremos fazer nessas unidades é ofertar esse teste para as pessoas que já procuram o médico em busca de outros atendimentos”.


Esse ano em decorrência da pandemia, a equipe não irá poder fazer grandes campanhas como havia sendo feito em anos anteriores, até a pandemia diminuir os índices de casos. Porém, a coordenadora ressalta que “Estarão fazendo o possível e o necessário para não deixar a população desassistida. Fora isso estará realizando uma panfletagem na barreira epidemiológica e em outros pontos estratégicos da cidade. Não fazendo aglomerações e seguindo as orientações de distanciamento. Iremos falar um pouco para as pessoas sobre a importância do exame de hepatites virais, às vezes a pessoa está com uma hepatite B ou C que pode até acarretar uma forma grave da covid-19 e não saber, por isso iremos realizar essas ações de prevenção e orientação”, finaliza Wendy.


Além disso, os exames estão sendo disponíveis em alguns locais da cidade para os trabalhadores que não podem sair no horário de trabalho “Como por exemplo a Polícia Militar,Corpo de Bombeiros, Polo Moveleiro, Casa do Seringueiro e várias outras instituições que podem está participando. Sempre com poucas pessoas, sem aglomerações e seguindo um de cada vez, seguindo as medidas de prevenção e higienização”.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC)

Prefeitura de Sena Madureira

CNPJ 04.513.362/0001-37

Av. Avelino Chaves, 631 69940-000

Sena Madureira, Acre, Brasil


E-mail:  prefeitura.senamadureira@gmail.com

Fone: (68) 3612-2424

 

Segunda a sexta: 7:00 as 13:00 
                     

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram | Sena Madureira

NAVEGAÇÃO

Município

- Hino e Símbolos
- Pontos Turísticos
- Galeria de ex-prefeito

Servidor Público

- Concursos
- Contracheque Online

Políticas (LGPD)

- Política de Privacidade

- Acessibilidade + Digital

  • Webmail - Prefeitura de Sena Madureira
Receba informações

Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.