• ASCOM

Secretaria de Saúde encerra atividades do ‘Junho Lilás’, campanha pelo teste do pezinho



A prefeitura de Sena Madureira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde encerra nesta sexta-feira, 28, as ações da campanha nacional pelo Dia do Teste do Pezinho, comemorado no dia 6 deste mês de junho. No decorrer dos dias, ocorreram diversas atividades pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal com o objetivo de estimular as gestantes a realizarem o exame em seus bebês.


Nesta sexta, é realizado um Dia D de conscientização pelo teste do pezinho, com encontro entre profissionais de saúde e comunidade em palestras, atendimentos, entre outras atividades de envolvimento, como bingos e rodas de conversa. Durante a campana, o município recebeu mais de 200 grávidas nas Unidades Básicas de Saúde.


“Hoje estamos enfatizando ao grupo de gestantes a importância da campanha em todo no Junho Lilás, que prioriza o teste do pezinho. O exame detecta várias doenças e, infelizmente, algumas mamães ainda deixam de fazer. Por isso estamos aqui para falar da necessidade do teste, feito a partir do terceiro mês de vida da criança, bem como de todas as vacinações”, afirma a enfermeira coordenadora da unidade de saúde Florlirio Pereira Lustosa, no bairro Ana Vieira, Janaina Maia.




O coordenador do Programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Juza Bispo, destaca que esta é apenas uma das ações impulsionadas pelo prefeito Mazinho Serafim. “A prefeitura tem dado todo o suporte que precisamos para desencadear ações de saúde tão importantes como esta. Uma campanha saudável e que aproxima a comunidade, nesse caso as gestantes, dos nossos profissionais. É mais um encontro com as famílias de Sena Madureira”,



Para Juza, o apoio de Mazinho tem gerado bons e satisfatórios resultados: “atingimos um público muito grande, mais de 200 mulheres, sem contar as crianças”.


Participaram desta ação toda equipe de saúde liderada pelo secretário Daniel Herculano, como enfermeiros, psicólogos, agentes de saúde, fisioterapeutas, nutricionistas, toda a equipe das Unidades de Saúde para instruírem as gestantes e fazer um momento descontraído.


Além da unidade do bairro Ana Viera, também ocorreram atividades na UBS Edson Sales, no bairro Cristo Libertador, nesta sexta. “Agradecemos a participação de toda a comunidade em nossas ações. Todos aqui fizeram seu papel e esperamos que nossas futuras mamães usufruam dos nosso acolhimento e convidem mais grávidas para comparecer às unidades de saúde”, finalizou a coordenadora da UBD Edson Sales, Thauana Mota.




Assessoria de Imprensa.

Fotos: Lucas Costa/Ascom



www.facebook.com/pmsmoficial @prefeituradesena_oficial

Município

- História

- Sócioeconômico

Servidor Público

- Concursos e Processo Seletivo

- Contracheque

Portal da Transparência

Transparência (Ativa)

- Mapa da Transparência

- Perguntas Frequentes

- Glossário

Transparência (Passiva)

- Solicitar informação

- Acompanhar pedido

- Estatísticas

Calendários

- Feriados 2020

- Pagamentos 2020

Contatos

Prefeitura de Sena Madureira

CNPJ 04.513.362/0001-37

Av. Avelino Chaves, 631

CEP 69940-000

Sena Madureira, Acre, Brasil

prefeitura.senamadureira@gmail.com

+55 (68) 3612-2424

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00

  • Webmail Sena Madureira
  • Instagram | Sena Madureira
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

Desenvolvido por