• ASCOM

Secretário de Saúde e vereadores vistoriam Farmácia Municipal Aguinaldo Chaves

A demanda é constante em busca de medicação, mesmo assim, a farmácia tem bastante medicação em suas prateleiras e em seu depósito


Na manhã desta segunda-feira (25), o secretário municipal de Saúde, Daniel Herculano, visitou a Farmácia Municipal Aguinaldo Chaves, acompanhando dos vereadores Ivoneide Bernadino, Tom, Dos Anjos, Railton e Ney Areal.


No encontro, os vereadores conversaram com a população que recebe dia a dia medicação gratuita pela rede municipal, em parceria com o Governo Federal.


(Daniel Herculano, visitou a Farmácia Municipal Aguinaldo Chaves, acompanhando dos vereadores)

Os vereadores ainda vistoriaram o depósito onde fica armazenada a medicação distribuída, além de disso o farmacêutico Kennedy Ribeiro explicou como funciona o armazenamento e a distribuição de medicação para a população.


De acordo com o secretário de Saúde Daniel Herculano, os recursos que são repassados pelo Governo Federal são poucos, por isso a administração municipal tem que complementar a verba para suprir boa parte da necessidade da população.

“A administração realiza em torno de 60 a 70 mil reais em compras de remédios. A verba que recebemos do Governo Federal é de 19.600 mil reais, e tem mais a contrapartida da Prefeitura, isso é muito pouco”, disse Daniel.


(Daniel também comentou sobre a contrapartida do Governo do Acre, que seria no valor de R$ 9 mil reais, mas há mais de três anos o município não recebe essa ajuda)

Daniel também comentou sobre a contrapartida do Governo do Acre, que seria no valor de R$ 9 mil reais, mas há mais de três anos o município não recebe essa ajuda.

“Atendemos a demanda dentro da possibilidade, é humanamente impossível o prefeito ou qualquer órgão público ter remédio de forma gratuita 30 dias por mês, pois temos trâmites de pedido e transportadora, além da verba ser pouca”, explicou.

O secretário ainda comentou que o local pode ser visitado e fiscalizado por qualquer cidadão do município. Daniel ainda destacou que sobre as aquisições de medicação da rede municipal, as informações são encontradas no portal de transparência da Prefeitura e também podem ser solicitadas na secretária municipal de Saúde.


Para o vereador Tom, a demanda é constante em busca de medicação, mesmo assim, a farmácia tem bastante medicação em suas prateleiras e em seu depósito, mas nunca atenderá totalmente a população.

“Em visita à Farmácia Básica, pude constatar que, por ser atendimento de remédios básicos, e principalmente de graça, nunca será suficiente para atender os anseios da população. Até porque, o repasse do Governo Federal é mínimo para compra de medicamentos e só acontece uma vez por mês. Mesmo a prefeitura entrando com uma contrapartida que é 3 vezes maior que o repasse do Governo Federal, sempre vai haver momentos que faltará a medicação”, disse a vereadora Ivoneide Bernadino em visita a Farmácia Municipal nesta manhã.


(Tayurre Alves, de 18 anos, esteve na manhã desta segunda-feira utilizando a Farmácia Municipal para receber medicamentos e falou sobre o atendimento e assistência recebida)

A jovem Tayurre Alves, de 18 anos, esteve na manhã desta segunda-feira utilizando a Farmácia Municipal para receber medicamentos e falou sobre o atendimento e assistência recebida. “Sempre precisamos dos medicamentos da farmácia, a medicação recebida aqui ajuda no orçamento da nossa família, pois não precisamos pagar por muitos medicamentos que recebemos aqui”, disse.


Fotos e texto: Douglas Richer Queiroz


Município

- História

- Sócioeconômico

Servidor Público

- Concursos e Processo Seletivo

- Contracheque

Portal da Transparência

Transparência (Ativa)

- Mapa da Transparência

- Perguntas Frequentes

- Glossário

Transparência (Passiva)

- Solicitar informação

- Acompanhar pedido

- Estatísticas

Calendários

- Feriados 2020

- Pagamentos 2020

Contatos

Prefeitura de Sena Madureira

CNPJ 04.513.362/0001-37

Av. Avelino Chaves, 631

CEP 69940-000

Sena Madureira, Acre, Brasil

frankley.dias@hotmail.com

+55 (68) 3612-2424

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00

  • Webmail Sena Madureira
  • Instagram | Sena Madureira
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

Desenvolvido por