Secretária de Saúde se manifesta sobre matéria tendenciosa e faz esclarecimentos a população


Por Ricardo Amaral - Ascom 27 de Janeiro de 2022


A Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Sena Madureira, Nildete Lira, lamentou as declarações do Vereador Elvis Dany (DEM) em que o parlamentar coloca em cheque o trabalho sério e com responsabilidade que os profissionais de saúde do município vem desenvolvendo ao longo de mais de 2 anos de pandemia. De acordo com ela, não é verdade que a Secretaria de Saúde recebeu R$ 67 Milhões em um ano, isso não procede, o que ocorre é que em uma tentativa de se promover em meio à uma pandemia, o Vereador propaga inverdades no intuito de jogar a população contra os servidores da saúde municipal.


"Os recursos que são destinados para a saúde tem especificação certa para cada ação, se é emenda para construção ou reforma das UBS, não podemos comprar teste, remédios ou utilizá-la em outra demanda. E estamos no início do ano onde ainda estão abrindo orçamento e preparando licitações para compra de material", disse.


Nildete também declara que não está faltando teste de covid-19 em Sena Madureira, tendo inclusive o RT-PCR, o mais recomendado pelo Ministério da Saúde. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde dispõe de médicos para atender a população, e a farmácia municipal está devidamente abastecida com medicação para os munícipes.


Quanto ao atendimento na UBS Carlos Afonso, referência no tratamento de covid-19 no município, a Secretária salientou que por conta da alta demanda é necessário ter um tempo de espera realmente, mas isso não acontece somente em Sena Madureira, em Rio Branco por exemplo, há relatos de moradores que chegam ao INTO às 14 horas e só são atendidos por volta de 01 hora da manhã, ou seja, quase 12 horas de espera.


"O nobre vereador está tentando causar uma desordem ao usar uma pandemia para se promover nas redes sociais. É importante saber que o mundo todo está passando por esse problema, e em todos os municípios à essa espera por atendimento. Como gestora estou a disposição para conversar e recebê-lo quando quiser saber das informações referente a minha pasta", desabafou a gestora.


Pôr fim, a titular da Secretaria de Saúde, rebate a informação publicada pelo vereador dando conta de que existe UBS fechada no município, ela salienta que todas as Unidades Básicas de Saúde estão atendendo normalmente, todas passaram por uma reforma recentemente, e o atendimento por meio da entrega de fichas vem sendo realizado há muitos anos, inclusive em gestões anteriores.


E acrescentou. "Vejo as declarações do Elvis Dany como cunho político, pois suas críticas são voltadas somente à saúde municipal. Em nenhum momento o vi questionando a demora da reforma do Hospital João Câncio Fernandes, ou mesmo a demora no atendimento naquela unidade também. Na ânsia de alguma forma atingir o Prefeito Mazinho Serafim, ele age de forma irresponsável e põe em cheque o trabalho de quem diariamente se dedica em cuidar da saúde da população", concluiu a Secretária.

0 comentário