• douglasricher

Sebrae e Prefeitura assinam convênio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

O projeto visa preparar crianças e adolescentes de Sena Madureira para o mercado de trabalho

Com o objetivo de qualificar o ensino e estabelecer parcerias, na tarde desta quarta-feira (22) o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), recebeu representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Acre (Sebrae) para a assinatura do convênio entre as instituições.

Além do prefeito Mazinho, também estiveram no encontro o vice Gilberto Lira, o secretário de Educação, Altemir Lira, o secretário de Administração, Tarsís Queiroz, o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Mâncio Cordeiro, a diretora técnica, Sídia Gomes, a diretora administrativa e financeira, Rosa Nakamura, o gerente do Desenvolvimento do Ambiente de Negócios, Nilton Cosson, o agente de desenvolvimento municipal Adjerbisson Costa Mendonça, a chefe de gabinete da Prefeitura, Adriana Martha, além da equipe técnica da Secretária Municipal de Educação e todos os professores e diretores envolvidos no projeto.

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) tem por finalidade despertar características empreendedoras em estudantes desde a infância. O projeto visa preparar crianças e adolescentes para o mercado de trabalho, estimulando nos alunos a vontade e o interesse em planejar e empreender.

No projeto é trabalhada a cultura da cooperação, a cultura da inovação, a eco sustentabilidade e a ética e cidadania. No JEPP, o Sebrae capacita os professores para que sejam os facilitadores em sala de aula e ainda acompanha o programa nas escolas através de visitas periódicas para monitoramento e avaliação.

O prefeito Mazinho falou sobre a importância de convênios que fortaleçam a educação no município. “Quero agradecer essa parceria com o Sebrae. É muito importante o fortalecimento da educação, com muita alegria que hoje assino esse importante convênio para a realização deste projeto. Não tenho dúvidas de que a educação abre as portas, é o caminho certo para os nossos jovens, que buscam uma faculdade e construam seus futuros. Estamos à disposição para que esse projeto seja um sucesso, pois nossa gestão prioriza cada vez mais a qualidade de ensino do município”, comentou Mazinho.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Altemir Lira, participarão 9 escolas municipais da zona urbana, de 1° ao 5° ano, e 104 professores estão sendo capacitados. “Está sendo realizado todo um trabalho de capacitação com nossos educadores. O Sebrae vai oferecer um trabalho de formação, além de fornecer todo o material, com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo das crianças das escolas municipais, conta Altemir.

O diretor-superintendente, Mâncio Cordeiro, comentou sobre o encontro e os benefícios do projeto. “Nós consideramos essa questão da educação empreendedora absolutamente fundamental. Hoje estamos aqui juntamente com nossa equipe, diretores exclusivamente para assinarmos esse convênio com a Secretaria de Educação para capacitarmos os professores inovando o conhecimento de empreendedorismo dos alunos do ensino fundamental”, comentou Mâncio.

Texto e fotos: Douglas Richer Queiroz - Assessoria