Saúde Ribeirinha: Equipe atende Comunidade do rio Iaco

Uma equipe da Secretaria Municipal de saúde esteve nos últimos dias, realizando atendimento nas comunidades ribeirinhas: Palmeira, Itamaraty e seringal recife, no rio Iaco. Os atendimentos aconteceram na unidade básica de saúde (Ribeirinha Recife), localizada no seringal recife.

A equipe é composta por médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem, que desempenham suas funções na maioria das vezes, em localidades pertencentes a regiões de rios, cujo acesso se dá por meio fluvial. São comunidades de lugares longínquos que encontram dificuldades para chegar até a cidade, e receberem o tão sonhado atendimento.

Daniel Herculano, Secretário Municipal de Saúde, mencionou o empenho da equipe com relação ao resultado da ação. “Foi considerado bastante proveitoso, e de grande valia o trabalho desenvolvido nessas comunidades”, comemorou.

Todos os profissionais em saúde estiveram unidos e focados com o objetivo de levar atendimento de qualidade às pessoas de localidades distantes do centro urbano. Um dos moradores expressou contentamento com a equipe de saúde. “Muito obrigada, nós nunca tivemos uma equipe atendendo tão bem como essa de vocês, estão de parabéns”, declarou o ribeirinho.

Segundo a coordenadora de atenção básica, enfermeira Jaksamea Celestino, nos locais, os profissionais promoveram atividades educativas sobre a prevenção de doenças como, por exemplo, diarréia, higiene pessoal e DSTs/AIDS. Centenas de pessoas participaram. Além de consulta médica, houve também procedimentos de exames, para a prevenção de câncer de colo uterino, vacinas, testes rápido, verificação da pressão arterial, cadastramento do programa bolsa família e etc.

No Rio Iaco, existe aproximadamente duas mil e quinhentas pessoas, residindo às margens dos rios.