Saúde de Sena Madureira recebe capacitação para monitoramento de pessoas com doenças crônicas


Assessoria de Imprensa


Sena Madureira recebeu da secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) uma capacitação aos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, com o objetivo de frear a contaminação da doença no município, principalmente entre os idosos e àqueles que pertencem ao grupo de risco da Covid-19. Por meio do Plano de Monitoramento Intensivo da População Idosa e Doentes Crônicos na Atenção Primária, a cidade promove agora ações que buscam reduzir o número de infectados, internações e óbitos decorrentes do vírus.


A secretária municipal de Saúde, Nildete Lira, agradeceu o apoio do governo do Estado e ao coordenador do Plano, o chefe do Departamento de Atenção Primária, Política e Programas Estratégicos da Sesacre, Luiz Carlos Marinho. “Eles vieram prestar essa palestra para capacitar os profissionais de saúde do município, que são extremamente importantes e que já vêm promovendo a prevenção”, explica.


A intenção é prevenir para que as pessoas do grupo de risco ou idosos não tenham crises e não precisem de internações. “Queremos evitar ao máximo que idosos ou portadores de doenças crônicas sejam internados. Essas pessoas continuarão sendo monitoradas, mas agora em pareceria com o estado, para que possamos atender a população da melhor forma possível”, ressalta Nildete.


O coordenador do Plano disse que após uma longa avaliação nos dados da saúde em todo o estado, verificaram que a Atenção Básica de Saúde não pode ficar fora, pois tem um poder altamente resolutivo em qualquer tipo de demanda ou doença, principalmente no início dos sintomas, através do tratamento adequado.


“Analisamos o cenário atual da transmissão comunitária e vimos os dados da vigilância do estado, que comprovou que 90% dos óbitos e internações severas estava acontecendo na população idosa e portadoras de doenças crônicas. Então esse trabalho visa a redução de contaminação, internações e óbitos nesse grupo”, salienta Luiz.


O vice-prefeito de Sena Madureira, Gilberto Lira, representou o prefeito Mazinho Serafim durante a chegada da equipe para capacitação e agradeceu mais uma vez a parceria do estado, que está ajudando o município nas ações de combate ao coronavírus. “Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto que tem o objetivo de salvar vidas. Esse é nosso intuito também enquanto prefeitura, encontrar meios de garantir a saúde dos moradores”, disse Lira.


Atualmente, um paciente leva em média de 15 a 20 dias para desocupar um leito, quando não ocorre morte. O objetivo do Plano é salvar vidas. “Ele está estruturado em três eixos: no manejo clínico inicial numa Unidade Básica de Saúde, no monitoramento intensivo dessa população através dos agentes comunitários de saúde e na educação em saúde, que também é fundamental, destacando a importância do uso de máscara, cuidados ao paciente e plantas medicinais de fitoterapia”.


Um call-center será instalado para fazer monitoramento em campo, com um sistema informação próprio para coleta de dados, e descentralizar os municípios. “Se todos os municípios fizerem sua parte junto ao trabalho da Sesacre, vamos conseguir salvar vidas. Temos que prevenir agora. As comorbidades são comuns, então o cuidado com o paciente é essencial, aliado à potencialização do trabalho do profissional de saúde. Essa é a base fundamental desse projeto”, conclui o coordenador do Plano.

0 comentário

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC)

Prefeitura de Sena Madureira

CNPJ 04.513.362/0001-37

Av. Avelino Chaves, 631 69940-000

Sena Madureira, Acre, Brasil


E-mail:  prefeitura.senamadureira@gmail.com

Fone: (68) 3612-2424

 

Segunda a sexta: 7:00 as 13:00 
                     

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram | Sena Madureira

NAVEGAÇÃO

Município

- Hino e Símbolos
- Pontos Turísticos
- Galeria de ex-prefeito

Servidor Público

- Concursos
- Contracheque Online

Políticas (LGPD)

- Política de Privacidade

- Acessibilidade + Digital

  • Webmail - Prefeitura de Sena Madureira
Receba informações

Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.