Programa Saúde na Escola realiza programação de prevenção a doenças no IFAC.

Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) no Campus de Sena Madureira tiveram uma manhã produtiva de conhecimentos relacionados aos cuidados com a saúde nesta quinta-feira (13). A prefeitura do município, por meio da secretaria municipal de saúde, levou o programa Saúde na Escola, que teve como objetivo instruir os jovens, com foco nas meninas, sobre a saúde da mulher, criança e adolescente.

A ação lotou o auditório da instituição. A gestão de Mazinho Serafim tem priorizado serviços voltados à prevenção de doenças. Segundo o prefeito, “além do Ifac, as demais instituições públicas de Sena Madureira também irão receber a programação”.

O secretário de saúde local, Daniel Herculano, encontra-se em Brasília numa viagem a trabalho e foi representado pela enfermeira Jaksamea Teixeira, coordenadora do programa de atenção básica. Para ela, a iniciativa da prefeitura torna as ações de saúde muito mais eficazes. “Esse conjunto de atividades, com palestra, testes rápido e preventivo, ajuda os alunos a terem um olhar diferenciado sobre a saúde e sobre seu corpo. Nossa expectativa é que essa ação possa contribuis positivamente no âmbito da saúde”, explica a enfermeira.

Juza Bispo, coordenador do programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, explicou a programação do evento. “Foram realizadas várias atividades no âmbito na saúde, como palestras, testes rápidos, consulta, preventivos, tudo para dar mais qualidade na saúde desses jovens”. Segundo o coordenador, a ideia é montar uma logística de informação para a juventude do município.

Para a diretora geral do Ifac de Sena Madureira, é uma honra receber a saúde do município em benefício da qualidade de vida dos alunos. “Parabenizo a equipe e fico feliz por sempre mantermos essa parceria. É de extrema importância a participação dos jovens nessa ação, pois saúde não é só doença, é prevenção também”, destacou Italva Miranda.

O projeto Saúde na Escola é uma idealização da secretaria de saúde do município em conjunto a prefeitura de Sena Madureira. Além dos estudantes e equipe escolar, participaram da ação, profissionais da saúde de Unidades Básicas, entre médicos, enfermeiros e técnicos e coordenadores do programa contra Tabagismo, levando saúde para dentro da escola. A participação dos alunos foi significativa.

Assessoria de Imprensa.

Fotos: Lucas Costa/Ascom