Profissionais da Saúde de Sena Madureira são qualificados em Atenção Nutricional

A prefeitura do município de Sena Madureira deu início nesta quarta-feira, 29, à capacitação de profissionais da saúde com uma oficina de Qualificação da Atenção Nutricional. Com apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), médicos, enfermeiros, agentes comunitários e técnicos de enfermagem adquirem mais conhecimento para melhorar ainda mais os serviços oferecidos à população do município.

A oficina começou nesta quarta e irá ocorrer até a manhã dessa quinta-feira, dia 30, no auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac/Campus de Sena Madureira). O prefeito Mazinho Serafim (MDB) fez questão de participar das atividades e observar de perto como funciona o tratamento dado pela secretaria municipal de saúde a alimentação dos moradores de Sena.

“É ótimo se envolver num encontro como esse. A capacitação empregada aqui vai trazer novos conhecimentos e estratégias para que nossos profissionais de saúde lidem com a questão da nutrição, tanto nas unidades de saúde, como nas escolas de sena e bairros do município”, afirma.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da cidade, o objetivo é abordar temas relacionados aos hábitos alimentares e assim fortalecer os indicadores da saúde local.

“Falamos sobre guia alimentar, alimentação relacionada a doenças, como  câncer, saúde da criança, alimentação saudável e suplementação de vitaminas. Tudo isso para fortalecer o trabalho que já vem sendo realizado pelas unidades básicas de saúde no município”, disse Jaksamea Celestino.

A capacitação se faz necessária para que as equipes possam orientar a população da melhor maneira. O programa NutriSus já está em funcionamento nas creches do município de Sena Madureira. “Com isso, os profissionais estão sendo instruídos a passar as informações corretas sobre alimentação a toda a população, com base nos estudos de toda nossa equipe de nutricionistas da secretaria municipal de saúde”, garante o secretário de saúde, Daniel Herculano.

Assessoria de Imprensa.

Fotos: Lucas Costa/Ascom