Prevenção: Prefeitura de Sena Madureira lança Plano de Apoio a Gestação, Pré-Natal e Puerpério


Por Lucas Costa – Ascom

Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021



Contando com a presença de mais de 100 mulheres e seguindo todos os cuidados e distanciamento social, a Prefeitura de Sena Madureira por meio da Secretaria de Saúde e a coordenação do Programa Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. Deu início na manhã de hoje (09) ao Plano de Ação de Apoio a Gestação, Pré-Natal e Puerpério ao enfrentamento a covid-19. A solenidade ocorreu na quadra coberta da ‘Pracinha do Bosque’.


O Plano de ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com os municípios, visando o cuidado com a saúde das grávidas e puérperas, com ações de prevenção contra a covid-19. Além de receberem os kits que contém Bata, panfletos e cartilhas informativas, máscara e álcool em gel, as mulheres tiveram um momento de palestra com a enfermeira Daiane, onde elas receberam informações sobre os cuidados e medidas de prevenção que devem serem tomadas com relação ao enfrentamento contra a covid-19 durante a gestação e resguardo.


A coordenadora do programa saúde da mulher, criança e adolescente falou da abertura do plano de ação e das ações que serão realizadas com as mulheres. “Até novembro nós estaremos monitorando e fazendo o acompanhamento dessas grávidas, através das unidades básicas de saúde, ofertando os testes e incentivando elas para que realizem o pré-natal de forma segura. Os enfermeiros e os médicos irão está à disposição para tirar as dúvidas que elas tiverem. Hoje fizemos a entrega dos 200 kits para as mamães que estão no terceiro trimestre da gestação, ou seja, no 7 mês e que estão cadastradas nas ubs”, destacou Sizene Nunes.


A secretária municipal de saúde, Nildete Lira, destacou também a realização do Plano de Saúde. “São políticas públicas que resultam em saúde para a nossa população e principalmente para as nossas grávidas e puérperas. Ficamos muito felizes em poder promover e levar uma saúde de qualidade para cada uma delas”, disse Nildete.


Defensora da área da saúde e representante do município de Sena Madureira na Assembleia Legislativa do Acre (AELAC), a deputada Meire Serafim (MDB) também participou do evento. “Estou muito feliz em poder está participando desse momento importante na saúde e principalmente em poder contribuir com o nosso mandato, reivindicando as melhorias para o nosso município. Sabemos da luta que enfrentamos com essa pandemia e precisamos guardar e proteger a vida das nossas mamães contra esse vírus”, disse Meire.


Representando o executivo Municipal, o vice-prefeito Gilberto Lira falou do compromisso da sua gestão ao lado do prefeito Mazinho Serafim (MDB) em buscar melhorar a qualidade de vida da população de Sena Madureira. “Essas mulheres, hoje, carregam dentro do seu ventre o futuro da nossa cidade. O nosso compromisso junto com o nosso prefeito Mazinho Serafim é exatamente buscar melhorar, cada vez mais, os serviços de saúde para a nossa população em especial para as nossas mulheres. O nosso sentimento é somente de gratidão e parabéns aos profissionais e servidores da saúde pelo trabalho que vem sendo realizado na nossa cidade. Pelo cuidado e carinho que vocês tem com as nossas mamães”, disse Gilberto.


Também participaram do evento, a coordenadora da atenção básica do município, enfermeira Jaksamea Celestino, a representante do Conselho Municipal de Saúde, o vereador Raimundo Dos Anjos, secretários municipais, servidores e profissionais da saúde.


Fotos: Lucas Costa – Ascom


0 comentário