Prefeitura realiza panfletagem em alusão ao dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual


Por Lucas Costa – Ascom

Terça-Feira, 18 de Maio de 2021



Em alusão ao dia 18 de Maio, Dia Nacional do Combate Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de Sena Madureira por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira, uma panfletagem no centro da cidade. Com o intuito de conscientizar e lembrar a população sobre esse tema tão importante na sociedade.


Com o apoio dos programas sociais, concelho tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), as entregas dos panfletos ocorreu na praça central 25 de setembro, agências bancárias, comércios e estabelecimentos. Seguindo os cuidados e distanciamento social por conta da covid-19.



A Assistente Social, Helisangela Matos, que atua nessa área há mais de 8 anos nessa área, falou sobre a importância dessa campanha de conscientização. “Normalmente nós fazemos essas ações nas escolas, porém com a pandemia isso não está sendo possível. No ano passado fizemos lives pelas redes sociais e nesse ano optamos por fazer essa panfletagem seguindo as orientações dos órgãos de Saúde. Infelizmente aqui na nossa existem casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, muitas vezes o perigo está dentro da própria casa. Por isso, nós estamos chamando atenção da população, das famílias, dos pais e responsáveis para que eles tenham cuidados com seus filhos, não deixem sozinhos com pessoas estranhas e procurem protege-los da melhor maneira possível”, destacou a assistente social.


O secretário municipal de Assistência Social, Daniel Herculano, também participou das ações. “Não poderíamos deixar essa data passar em branco, sabemos dos cuidados que nós temos que ter. Porém, precisamos estar sempre prevenindo e cuidando das nossas crianças e adolescentes. Quero deixar bem claro que o Conselho Tutelar juntamente com a Secretaria de Assistência Social está vigilante contra esses casos que tem acontecido em nossa cidade. Agradeço ao prefeito Mazinho Serafim (MDB) por todo apoio que tem nos dado para desenvolvermos esse trabalho e as equipes dos programas sociais que tem se empenhado nessa luta”, disse Daniel.


A conselheira tutelar Lays Mayra destacou os índices de casos de abusos e exploração sexual que até a presente data, já são mais de 15 registros dentro do Conselho Tutelar. “Infelizmente, o nosso município vem registrando esses casos de abusos e exploração sexual contra as nossas crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar tem trabalhado dia e noite para combater esses índices que são altos aqui na nossa cidade. Gostaríamos de alertar sempre aos pais e responsáveis para terem cuidado com seus filhos, não deixem eles sozinhos para que não haja oportunidade deles serem abusados sexualmente. Outra coisa que é importante frisar: Quem se envolve com menores de 14 anos está cometendo crise de estupro de vulnerabilidade. Mesmo com consentimento dos pais ou da própria adolescente, não deixa se ser crime”, enfatizou a conselheira.


Para denunciar casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, as pessoas devem procurar o Conselho tutelar, Ministério Público, Polícia Militar e Civil, CRAS, CREAS ou entrar em contato através do disk 100, 068 99983-8058 (Conselho Tutelar), a denúncia pode ser feita de forma anônima com total sigilo e resguardo.




Fotos: Lucas Costa – Ascom




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo