top of page

Prefeitura realiza Dia 'D' de prevenção e combate a sífilis na UBS Elson Damasceno



Por Assessoria


Com o apoio do Prefeito Mazinho Serafim (UB) a Prefeitura de Sena por meio da Secretaria de Saúde e a coordenação de combate as IST´S (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Realizou na manhã de hoje (30), o Dia ´D’ de Combate e prevenção a sífilis, na Unidade Básica de Saúde Elson Damasceno, com a realização de palestras e oferecendo serviços como atendimento médico, enfermagem, odontológicos, vacinas e testes rápidos.


“É sempre uma alegria vê a unidade Elson Damasceno com grande público participando das nossas ações de saúde. Nossa unidade é uma referência de atendimentos ofertados aos nossos moradores da cidade e principalmente da zona rural”, disse a coordenadora Dorys Areal.


Segundo o secretário de saúde Donizety Fernandes, o objetivo das ações é conscientizar a população sobre a doença. “Infelizmente temos alguns casos de Sífilis aqui na nossa cidade. Por isso estamos alertando a nossa população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio como por exemplo o uso de preservativo masculino e feminino durante as relações sexuais, e a realização do teste rápido pelo menos duas vezes ao ano”, destacou o secretário.


A coordenadora de combate as IST'S enfermeira Mariana Areal ressalta a importância de procurar as unidades básicas de saúde, tendo em vista que a doença tem cura e o tratamento é ofertado gratuitamente pelo SUS, através do Serviço de Assistência Especializado (SAE). A referida unidade está localizada no Bairro do Bosque em anexo a UBS Maria das Dores e tem os atendimentos com o médico infectologista, Dr. Alan Areal.

Estiveram presentes as enfermeiras Wendy Carolina (Vigilância em Saúde), Dayane Aguiar (Atenção Básica), médicos, dentistas e demais profissionais da saúde.


Fotos: Lucas Costa

Comments


bottom of page