Prefeitura Municipal inicia Campanha de Combate à Dengue em Sena Madureira


Por Ricardo Amaral- Ascom

Terça-Feira, 09 de Fevereiro de 2021.



A Prefeitura Municipal através de um trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Serviços Urbanos (SEMSUR) e a Vigilância Sanitária, iniciou nesta presente data uma importante campanha de prevenção e combate à Dengue no município.

A ação contou também com o apoio da Polícia Militar. Foto: Lucas Costa/Ascom


Tendo em vista que nesse período chuvoso à uma crescente no número de casos da doença. Atenta à esta demanda a Secretaria de Saúde em parceria com as demais pastas envolvidas nessa ação, deram início a campanha visando conscientizar a população sobre os males que a dengue pode causar à saúde.


Durante a tarde desta terça-feira (09), os profissionais de saúde com o apoio da Polícia Militar, realizaram uma blitz educativa com entrega de panfletos e orientações aos moradores referente às medidas preventivas, em dois pontos da cidade, no semáforo localizado entre o cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida Avelino Chaves, e no centro da cidade próximo a Praça 25 de Setembro. A partir desta quarta-feira (10) os profissionais iniciarão as ações nos bairros do município, que segundo um levantamento estão com índices de infestação predial bem alto, os primeiros bairros contemplados serão Bom Sucesso e Florentino Moreno.


Os profissionais distribuíram panfletos educativos aos condutores de veículos no intuito de conscientizá-los sobre os cuidados com a doença. Fotos: Lucas Costa



Os profissionais das secretarias e órgãos envolvidos no trabalho, farão coleta de larvas, darão orientações, solicitando que os moradores possam retirar os entulhos dos quintais. Além disso, também será recomendado aos proprietários de terrenos Baldios que façam a limpeza dos mesmos. É importante destacar que a colaboração da população é de suma importância para que a campanha tenha eficácia.


Vale frisar que a gestão municipal também está disponibilizando testes rápidos de dengue em todas as Unidades Básicas de Saúde. Para que a população possa detectar de forma precoce se contraiu a doença, e iniciar o tratamento o quanto antes. Além disso esses testes visam diagnosticar se a infecção é devido à covid ou à dengue, tendo em vista que os sintomas são muito parecidos.


Para a coordenadora de Vigilância em Saúde, Sintia Souza, essa campanha é essencial para a população. "Nós vamos estar atuando diretamente nos bairros, dando orientações para a população, tendo em vista que estamos em uma época que os casos de dengue se alastram muito. Para isso, pedimos que a nossa população colabore e receba bem os nossos profissionais. A luta contra a dengue é uma questão sanitária que é necessário uma conscientização de todos, se a população entender isso e se unir com a gente nessa batalha, tenho certeza que sairemos vendedores" frisou a coordenadora.


A secretária municipal de saúde, Nildete Lira destacou o apoio da gestão municipal para a realização dessas ações. "Iniciamos mais uma campanha, cujo o foco principal é a saúde da nossa comunidade. Agradeço ao prefeito Mazinho Serafim e seu Vice Gilberto Lira (Ambos do MDB) por nos dar total condições de trabalho, a Saúde é uma prioridade do poder público municipal, por isso temos apoio para a execução dessas e outras campanha que visam o bem-estar dos moradores" salientou a secretária.



Fotos: Lucas Costa



0 comentário