Prefeitura inaugura primeiro Centro de Atenção Psicossocial no município

O novo CAPS I veio para ampliar a oferta na rede básica de saúde de forma integrada, visando atender pessoas com doenças mentais, usuários de álcool, crack e outras drogas

Na última sexta-feira (20), a Prefeitura de Sena Madureira inaugurou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I. A ação faz parte das ações realizadas pela gestão municipal em busca de melhores políticas na área de saúde.

Visando melhorias, o novo CAPS I veio para ampliar a oferta na rede básica de saúde de forma integrada, visando atender pessoas com doenças mentais, usuários de álcool, crack e outras drogas, bem como seus familiares, assim proporcionando uma melhor qualidade de vida.

(Prefeitura de Sena Madureira inaugurou o primeiro Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I. Com recursos próprios, foi investido neste empreendimento o valor de R$ 52.37,92 mil reais.)

Estiveram presentes no evento o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB); o vice-prefeito Gilberto Lira (PDT); o promotor de Justiça de Sena Madureira, Fernando Henrique; o coordenador da Atenção Básica do Estado, psicólogo João Paulo; a coordenadora da Saúde Mental da Sesacre, Márcia Aurélia; vereadores, secretários municipais, representantes religiosos, equipe de gestão, além da população que compareceu e a família do homenageado Abibi Rodrigues.

Com recursos próprios, foi investido neste empreendimento o valor de R$ 52.37,92 mil reais. Dentre os recursos investidos, estão serviços de infraestrutura, pintura, instalação elétrica, iluminação, refrigeração, piso, ampliação e aquisição de equipamentos mobiliários para atender a população.

(Mazinho Serafim (MDB) falou deste investimento do Poder Público municipal, incluindo toda estrutura física do prédio, como também os equipamentos.)

O prefeito Mazinho Serafim (MDB) falou deste investimento do Poder Público municipal na ordem de 52 mil reais, incluindo toda estrutura física do prédio, como também os equipamentos. “Para nós, é motivo de alegria e agora as pessoas que sofrem com estas doenças não precisaram mais se deslocar até Rio Branco. Sena está agora com um local adequado para o atendimento, com profissionais capacitados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), o qual agradeço pelo apoio. Estamos mostrando para a comunidade que, quando o dinheiro público é bem investido, as coisas funcionam e a prova está aqui nesta obra. O mais, agradeço a todos os presentes e aqueles que contribuíram de forma direta e indiretamente para a conclusão da obra. Hoje Sena ganhou um importante reforço para a garantia de uma vida mental saudável para nossa comunidade”.

O prédio conta com recepção, quatro salas de atendimentos médicos, três banheiros, sala de reunião, sala de multimídia, refeitório externo, cozinha e banheiro externo.

O promotor de Justiça de Sena Madureira, Fernando Henrique, salientou que está obra trará para o município muitos benefícios, principalmente para as pessoas que necessitam de atendimento psicossocial, onde muitas vezes os familiares tinham que se descolarem até Rio Branco, sem terem condições para arcarem com todas as despesas, mas agora este órgão está funcionando no município.

Daniel Herculano, secretário municipal de Saúde, também comentou sobre os avanços que já aconteceram na área da saúde municipal, desde quando a nova gestão assumiu o Poder Público Municipal, e que o CAPS precisa funcionar de forma harmônica e que todos tenham um atendimento de qualidade: “Agradeço a Deus, ao prefeito Mazinho e todos os profissionais da área que estarão trabalhando no local, como também a parceria da Sesacre, que sempre tem nos ajudado. Pois este novo momento para o município demonstra o compromisso que temos com o povo de nossa cidade”.

Na ocasião, foi apresentada a equipe de está trabalhando no novo prédio. O centro psicossocial ganhou o nome de Abibi Rodrigues Freire.

O que é o CAPS?

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais severos ou decorrentes do uso de álcool, crack  e outras drogas, de quadros consideráveis graves e que necessitam de atenção diária, proporcionado maior qualidade de vida.

Principais objetivos

O CAPS visa oferecer atenção integral e abrangente às pessoas com transtornos mentais graves persistentes ou com problemas de saúde devido ao uso abusivo de álcool ou outras drogas e seus familiares, através de atividades terapêuticas individuais, grupais e comunitárias.

Realizando assim, o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado a fim de substituir as internações em hospitais psiquiátricos.

Ações