Prefeitura e Funasa firmam parcerias para a implantação de água potável nas comunidades rurais


Por Lucas Costa - Ascom



Na tarde desta quinta-feira (14) o prefeito Mazinho Serafim (MDB) esteve reunido com representantes da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA para o acompanhamento da implantação de uma nova etapa do projeto Salta-z, que beneficia moradores da zona rural de Sena Madureira.

O salta-z é uma solução alternativa de tratamento de água, onde essa água coletada de um açude, rio ou de uma nascente passa pelo processo de tratamento, ou seja, passa pelo sulfato, clorador e pelo filtro. Tendo assim uma água potável livre de bactérias atendendo as normas do Ministério da Saúde (MS).


O projeto Salta-z visa ainda propor dispositivos, serviços e materiais para estruturar microssistemas alternativos de abastecimento e água potável, atendendo não somente as comunidades como escolas e unidades básicas de saúde que residem na zona rural de Sena Madureira.




No ano de 2020 a Prefeitura assinou um termo de cooperação técnica solicitando seis unidades. Até o presente momento o projeto foi instalado em duas comunidades da Gleba São Jorge, uma no km 08 e a outra no km 11 do ramal, situado no km 20 da BR-364 (Sentido (Sena/Manoel Urbano).


De acordo com a Técnica do Serviço de Saúde Mental todo esse equipamento é cedido pela Funasa desde a caixa d água, bomba, os filtros, dosadores e os insumos. “Porém os insumos como cloro e o sulfato são enviados pela funasa durante seis meses, após esse período a Prefeitura assume a compra desses utensílios”, destaca a técnica Shirlene Azevedo.


Esse projeto é de suma importância tendo em vista que grande parte dos moradores da zona rural ainda não tem acesso à água tratada para o consumo. Com a implantação do Salta-z nas demais regiões, os moradores terão acesso à água limpa e tratada adequadamente para consumo, evitando doenças e desgaste com a saúde.


Segundo informou o prefeito Mazinho Serafim, nos próximos dias o projeto vai chegar a outras comunidades, uma delas é a Reserva Extrativista Cazumbá Iracema localizada no Rio Caeté, onde se concentra várias famílias, além de ter escolas e Posto de Saúde. Outras escolas municipais rurais, situadas em outras comunidades também serão contempladas conforme a definição da Secretaria Municipal de Educação (SEME).


Veja alguns registros do projeto já sendo executado na Gleba São Jorge



SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC)

Prefeitura de Sena Madureira

CNPJ 04.513.362/0001-37

Av. Avelino Chaves, 631 69940-000

Sena Madureira, Acre, Brasil


E-mail:  prefeitura.senamadureira@gmail.com

Fone: (68) 3612-2424

 

Segunda a sexta: 7:00 as 13:00 
                     

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram | Sena Madureira

NAVEGAÇÃO

Município

- Hino e Símbolos
- Pontos Turísticos
- Galeria de ex-prefeito

Servidor Público

- Concursos
- Contracheque Online

Políticas (LGPD)

- Política de Privacidade

- Acessibilidade + Digital

  • Webmail - Prefeitura de Sena Madureira
Receba informações

Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.