Prefeitura e Funasa firmam parcerias para a implantação de água potável nas comunidades rurais

Por Lucas Costa - Ascom

Na tarde desta quinta-feira (14) o prefeito Mazinho Serafim (MDB) esteve reunido com representantes da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA para o acompanhamento da implantação de uma nova etapa do projeto Salta-z, que beneficia moradores da zona rural de Sena Madureira.

O salta-z é uma solução alternativa de tratamento de água, onde essa água coletada de um açude, rio ou de uma nascente passa pelo processo de tratamento, ou seja, passa pelo sulfato, clorador e pelo filtro. Tendo assim uma água potável livre de bactérias atendendo as normas do Ministério da Saúde (MS).

O projeto Salta-z visa ainda propor dispositivos, serviços e materiais para estruturar microssistemas alternativos de abastecimento e água potável, atendendo não somente as comunidades como escolas e unidades básicas de saúde que residem na zona rural de Sena Madureira.

No ano de 2020 a Prefeitura assinou um termo de cooperação técnica solicitando seis unidades. Até o presente momento o projeto foi instalado em duas comunidades da Gleba São Jorge, uma no km 08 e a outra no km 11 do ramal, situado no km 20 da BR-364 (Sentido (Sena/Manoel Urbano).

De acordo com a Técnica do Serviço de Saúde Mental todo esse equipamento é cedido pela Funasa desde a caixa d água, bomba, os filtros, dosadores e os insumos. “Porém os insumos como cloro e o sulfato são enviados pela funasa durante seis meses, após esse período a Prefeitura assume a compra desses utensílios”, destaca a técnica Shirlene Azevedo.

Esse projeto é de suma importância tendo em vista que grande parte dos moradores da zona rural ainda não tem acesso à água tratada para o consumo. Com a implantação do Salta-z nas demais regiões, os moradores terão acesso à água limpa e tratada adequadamente para consumo, evitando doenças e desgaste com a saúde.

Segundo informou o prefeito Mazinho Serafim, nos próximos dias o projeto vai chegar a outras comunidades, uma delas é a Reserva Extrativista Cazumbá Iracema localizada no Rio Caeté, onde se concentra várias famílias, além de ter escolas e Posto de Saúde. Outras escolas municipais rurais, situadas em outras comunidades também serão contempladas conforme a definição da Secretaria Municipal de Educação (SEME).

Veja alguns registros do projeto já sendo executado na Gleba São Jorge