• ASCOM

Prefeitura de Sena previne hepatites virais com ações na Unidade Prisional Evaristo de Moraes


Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Sena Madureira dedicam esta quinta-feira, 18, para intensificar ações de prevenção e combate de hepatites virais em detentos da Unidade Prisional Evaristo de Moraes. Durante manhã e tarde a prefeitura estará com uma grande estrutura montada no presídio para oferecer serviços voltados à campanha do Julho Amarelo, em alusão ao Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, celebrado no próximo dia 28.


A programação do “Julho Amarelo” prossegue até o final deste mês, com aumento da oferta de testes rápidos nas unidades de saúde, distribuição de materiais educativos, orientações sobre cuidados, detecção e tratamento das hepatites, além de capacitações para os profissionais da rede.


Thayrine Sampaio coordena ações Política Nacional de Atenção Integral das Pessoas Privadas da Liberdade no Sistema Prisional no município e é uma das 20 enfermeiras que se encontram no local auxiliando a conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais.


“Oferecemos aos detentos testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis, HIV, distribuição de materiais educativos, orientações sobre cuidados, detecção e tratamento das hepatites e muito mais”, frisou Sampaio.


Segundo o secretário de saúde de Sena, a ideia é atender toda a população do município, sem distinções. “É importantes que todos os moradores sejam contemplados por nossos serviços de saúde.  Na Unidade há uma rotatividade grande de pessoas, então se faz necessária prevenção de hepatites virais”, afirmou Daniel Herculano.



Para o diretor da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, a ação é de extrema importância aos detentos.  “Precisamos prevenir e tratar a doença e a secretaria de saúde vem realizando um serviço excelente na Unidade. Além desse, recebemos também outros serviços contínuos e diários aqui”, destacou Valquer Freire.


Outras ações


Além dos atendimentos oferecidos na Unidade Penitenciária, a secretaria de saúde também irá oferecer serviços em instituições de ensino e unidades básicas de saúde de Sena Madureira. Tudo para conscientizar sobre as hepatites virais com palestras sobre doença, prevenção, tratamento e sintomas.


Nas escolas Assis Vasconcelos e Dom Júlio Mattioli, a proposta é alcançar o maior número de jovens. Na unidade de saúde Edson Sales, estão disponíveis vacinas contra hepatite a qualquer faixa etária, com primeira, segunda e terceira dose às crianças, além do reforço. Uma blitz ainda será realizada no próximo dia 28 de julho com os profissionais da saúde para contemplar o maior número de moradores na campanha contra hepatites virais.


Hepatite


A transmissão das hepatites ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamentos de seringas e objetos cortantes, assim como algumas também podem ser transmitidas da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.




Assessoria de Imprensa

Fotos: Lucas Costa



www.facebook.com/pmsmoficial @prefeituradesena_oficial

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC)

Prefeitura de Sena Madureira

CNPJ 04.513.362/0001-37

Av. Avelino Chaves, 631 69940-000

Sena Madureira, Acre, Brasil


E-mail:  prefeitura.senamadureira@gmail.com

Fone: (68) 3612-2424

 

Segunda a sexta: 7:00 as 13:00 
                     

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram | Sena Madureira

NAVEGAÇÃO

Município

- Hino e Símbolos
- Pontos Turísticos
- Galeria de ex-prefeito

Servidor Público

- Concursos
- Contracheque Online

Políticas (LGPD)

- Política de Privacidade

- Acessibilidade + Digital

  • Webmail - Prefeitura de Sena Madureira
Receba informações

Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.