frankley.dias@hotmail.com

Prefeitura de Sena Madureira e Unicef avaliam ações voltadas às crianças e adolescentes

A Comissão Municipal do Selo Unicef se reuniu com a prefeitura de Sena Madureira e representantes da sociedade civil organizada nessa quinta-feira, 27, durante um encontro Intermediário de Acompanhamento de Monitoramento e Resultado das ações do Selo Unicef no município. Trata-se de mais uma etapa de articulação na gestão do prefeito Mazinho Serafim para avaliar as ações que já foram feitas dentro de políticas públicas às crianças e adolescentes da comunidade local.

De acordo com um dos articuladores da ação no município, a ação é uma forma de fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes no município até o momento para o ciclo 2017-2020 do Selo Unicef. Segundo um dos articuladores do programa, a proposta é unir atividades realizadas através da prefeitura para que os jovens sejam protagonistas de seus próprios direitos.

“Temos muitos parceiros nesta ação, sempre com o compromisso de fazer acontecer tudo que envolve crianças e adolescentes com relação aos seus direitos. Avaliamos os indicadores das ações que já foram desenvolvidas e o que ainda pode ser feito”, diz Abias Araújo.

Na ocasião, as autoridades locais analisaram o plano de ação que foi construído depois da primeira reunião do Selo Unicef. Agora, eles verificam o que foi implementado, o que não pôde ser praticado e como se dará a próxima etapa do II Fórum Comunitário. “Um verdadeiro panorama para que o município realize e receba ano que vem mais uma certificação internacional do Selo Unicef, como município aprovado por meio de todos os esforços da prefeitura”, garante Abias.

O programa melhora a vida das crianças e adolescentes, avaliando políticas públicas que busquem a proteção, promoção e o desenvolvimento integral dos jovens de Sena. “Tudo isso só foi possível devido o apoio da gestão de Mazinho a frente da prefeitura. A parceria do município possibilita essas ações de cunho de promoção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, garante o articulador do Selo Unicef.

Cinco pilares estratégicos regem o programa: diagnóstico da situação e plano de ação; monitoramento de indicadores e impacto social; capacitação dos gestores municipais e parceiros; participação da comunidade; avaliação e certificação.

Esta ação teve o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMCAS), Secretaria Municipal de saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Educação (SEME), Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e do Conselho Tutelar.

Assessoria de Imprensa.

Fotos: Lucas Costa/Ascom