Prefeitura abre a terceira Semana de Vigilância Sanitária em Sena Madureira

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado neste dia 5 de agosto, a Prefeitura de Sena Madureira, por meio da secretaria municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária, irá mobilizar até o próximo dia 8 todos os profissionais da área da saúde pública junto à sociedade civil com intuito de alertar os moradores para a importância da prevenção da saúde.



As ações, em sua maioria, dizem respeito ao cotidiano da população, desde a ingestão de alimentos, consumo de produtos de cosméticos até atendimentos em serviços de saúde.


Para dar início às atividades, foi realizada uma solenidade na manhã desta segunda-feira no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que marcou a abertura da terceira Semana de Vigilância Sanitária na cidade, que este ano aborda o tema 'Alimentos Contaminados, Fonte de Doença'.


O secretário de saúde do município, Daniel Herculano, disse que as ações tem cunho de orientação. “O objetivo não é notificar os estabelecimentos, mas incentivar um serviço de qualidade para a saúde da população. Tratar da saúde da população. Estamos com uma série de atividades educativas para melhor instruir, orientar e fazer com que os moradores entendam a prevenção de doenças”, afirmou o secretário.


A secretaria estadual de saúde (Sesacre) apoia a realização das atividades no município. “Temos que trabalhar em conjunto, uma vez que os serviços e produtos circulam em todos os lugares. Nossa intenção é que tudo esteja dentro dos padrões mínimos para que não cause danos à saúde”, afirmou o coordenador estadual de Vigilância Sanitária no Estado, Márcio Ribeiro.


As ações voltadas para a prevenção são regidas pela vigilância sanitária, órgão de fiscalização que age diretamente naquilo que pode levar danos à saúde através de serviços ou produtos.


“É por meio de ações como esta que objetivamos unir a população num bem comum, que é a propagação da saúde”, destacou o coordenador das ações de vigilância no município, Rodrigo Bortolan.


Segundo ele, a ideia é mostrar que além da parceria, os órgãos de saúde também precisam do apoio e contribuição dos moradores. “Mostramos que o trabalho que a vigilância faz no decorrer do ano previne significativamente as doenças e as zoonoses – transmitidas por animais”, explica Bortolan.


Ações educativas


Para isso, equipes da prefeitura farão esta semana inúmeras palestras abertas ao público. No dia 7, uma blitz educativa estará no centro da cidade informando e alertando a população quanto aos cuidados sanitários. Uma equipe também irá a escola da zona rural Leonice Bregence, levando apresentação teatral para os alunos sobre higienização pessoal e de alimentos.


Uma palestra sobre manipulação de pescado será oferecida a pescadores do município. A Creche Criança Feliz vai receber uma equipe com apresentação de teatro, bem como a Creche Padre Paolino. O Dr Mário César, gerente de Defesa Animal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) vai palestrar o sobre a raiva e como evitar que os animais contraiam a doença.


Os microempreendedores e vendedores ambulantes terão uma palestra sobre contaminantes alimentares, realizada por representantes da Anvisa e, por fim, profissionais da saúde terão palestra sobre lixo contaminado.


A Vigilância Sanitária de Sena Madureira atua na fiscalização dos estabelecimentos comerciais que exercem atividades de interesse à saúde, como comércio de alimentos, consultórios médicos, salões de beleza, farmácias, entre outros e também oferece ações educativas.


Participaram também da solenidade o comandante do Corpo de Bombeiros em Sena, Tenente Juscelino Pacheco, os vereadores Ney Areal e Dos Anjos, representando a Câmara Municipal, além de profissionais da saúde, como coordenadores, enfermeiros, dentistas, entre outros.



Assessoria de Imprensa

Fotos: Lucas Costa

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC)

Prefeitura de Sena Madureira

CNPJ 04.513.362/0001-37

Av. Avelino Chaves, 631 69940-000

Sena Madureira, Acre, Brasil


E-mail:  prefeitura.senamadureira@gmail.com

Fone: (68) 3612-2424

 

Segunda a sexta: 7:00 as 13:00 
                     

  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram | Sena Madureira

NAVEGAÇÃO

Município

- Hino e Símbolos
- Pontos Turísticos
- Galeria de ex-prefeito

Servidor Público

- Concursos
- Contracheque Online

Políticas (LGPD)

- Política de Privacidade

- Acessibilidade + Digital

  • Webmail - Prefeitura de Sena Madureira
Receba informações

Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.