frankley.dias@hotmail.com

Prefeito busca parceria para atender comunidade indígena e moveleiros

Preocupado em atender as necessidades da comunidade indígena e dos moveleiros de Sena Madureira, o Prefeito Mazinho Serafim (MDB), visitou o gabinete da Deputada Federal Vanda Milani, (Solidariedade/AC), em busca de parceria para atender a demanda indígena existente às margens dos rios Iaco e Purus. Na ocasião, Mazinho apresentou dois projetos à Deputada, referentes às etnias e moveleiros que residem na região.

A proposta de um dos projetos é realizar no Segundo Distrito da cidade, aproveitando o local em que antes seria o aterro sanitário, num espaço de aproximadamente oito hectares, fazer uma planajem, e construir casarões, com casa de farinha (barracões), feitas com chapéu de palha (OCA), se tornando assim, um ponto turístico em Sena Madureira.

Lá os povos indígenas, terão a oportunidade de mostrarem e venderem seus produtos (lojas artesanais), apresentando sua cultura e etc. A ideia é que naquela localidade, também seja construído uma unidade de saúde e uma escola digna para o ensino deles.

O outro projeto apresentado pelo Prefeito foi sobre o Pólo Moveleiro do município, que se encontra abandonado, pois não tem madeira certificada para que eles possam trabalhar. Então, o objetivo é criar um projeto de manejo somente para eles, sendo aprovado pelo IMAC (Instituto de Meio Ambiente do Acre), e eles comprariam a madeira com preço bem acessível. E aí então, a Deputada entra com as emendas parlamentares dela, para comprar todos os equipamentos que é preciso para se fazer tudo isso. Segundo Serafim, essa é uma forma que a comunidade possa se organizar, e que o poder público esteja ajudando.

A Deputada que se interessou muito pelos projetos, firmou compromisso para que num futuro bem próximo, seja colocada em prática a iniciativa. A expectativa é que em breve, Vanda Milani, venha ao município para participar de um debate com Mazinho e os indígenas, para saber a opinião e a forma que eles desejam trabalhar, e conseqüentemente, promover também uma conversa com os moveleiros, ouvindo a categoria.