• ASCOM

População participa do encerramento da Semana de Vigilância Sanitária em Sena Madureira



A Prefeitura de Sena Madureira encerrou na noite dessa quinta-feira, 8, a Semana de Vigilância Sanitária. O término das atividades voltadas ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado no último dia 5 de agosto, ocorreu no auditório da escola de ensino médio Dom Julio Mattioli e reuniu centenas de moradores, comerciantes e vendedores ambulantes numa palestra final sobre alimentação e conservação de alimentos. Um dos compromissos firmados entre o prefeito Mazinho Serafim e os comerciantes da cidade, com o objetivo de melhorar o serviço prestado à classe empreendedora do município.


A ação, que este ano aborda o tema 'Alimentos Contaminados, Fonte de Doença', é realizada por meio da secretaria municipal de Saúde, na gestão de Daniel Herculano, e o Governo do Estado. Profissionais da área da saúde pública junto à sociedade civil foram mobilizados com o intuito de alertar a população para a importância da prevenção da saúde através do consumo.


O coordenador da Semana da Vigilância no município, Dr. Rodrigo Bortolan, afirmou que a interação entre a população local e o órgão de vigilância é fundamental para bons resultados na saúde dos moradores de Sena. “Estamos reiterando que somos parceiros e não inimigos dos trabalhadores. É importante mostrar qual o nosso trabalho e de que maneira os comerciantes em geral terão mais qualidade em seus produtos”, disse Bortolan.


As atividades oferecidas pelo órgão de fiscalização são vistas como ações de primeira linha de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), pois ajuda a manter a saúde da população e coíbe doenças. Por isso, a importância de levar palestras aos principais comerciantes do município.


“Recebemos em grande número os comerciantes, vendedores ambulantes de alimentos, que presenciaram nossas palestras, participaram das blitz educativas e seminários ministrados por técnicos de saúde do estado. Foi uma semana de incentivo e a população compareceu bastante”, destacou o coordenador do evento, que também agradeceu a gestão das escolas por receberam teatros infantis sobre o assunto de vigilância em saúde, ao Idaf e ao Detran, por contribuírem com a ação. Ao final da palestra de encerramento, o público presente concorreu a sorteio de brindes.



Ações educativas


Diversas palestras foram abertas ao público. No dia 7, uma blitz educativa ocorreu no centro da cidade informando e alertando a população quanto aos cuidados sanitários. Uma equipe também foi à escola da zona rural Leonice Bregence, e levou apresentação teatral para os alunos sobre higienização pessoal e de alimentos.


Uma palestra sobre manipulação de pescado foi oferecida a pescadores do município. A Creche Criança Feliz recebeu uma equipe com apresentação de teatro, bem como a Creche Padre Paolino. O Dr Mário César, gerente de Defesa Animal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) palestrou sobre a raiva e como evitar que os animais contraiam a doença. Os microempreendedores e vendedores ambulantes tiveram palestras sobre contaminantes alimentares, e, por fim, profissionais da saúde terão palestra sobre lixo contaminado.


A Vigilância Sanitária de Sena Madureira atua na fiscalização dos estabelecimentos comerciais que exercem atividades de interesse à saúde, como comércio de alimentos, consultórios médicos, salões de beleza, farmácias, entre outros e também oferece ações educativas.




Assessoria de Imprensa

Fotos: Lucas Costa



www.facebook.com/pmsmoficial @prefeituradesena_oficial


Confira os registros das ações:



Município

- História

- Sócioeconômico

Servidor Público

- Concursos e Processo Seletivo

- Contracheque

Portal da Transparência

Transparência (Ativa)

- Mapa da Transparência

- Perguntas Frequentes

- Glossário

Transparência (Passiva)

- Solicitar informação

- Acompanhar pedido

- Estatísticas

Calendários

- Feriados 2020

- Pagamentos 2020

Contatos

Prefeitura de Sena Madureira

CNPJ 04.513.362/0001-37

Av. Avelino Chaves, 631

CEP 69940-000

Sena Madureira, Acre, Brasil

prefeitura.senamadureira@gmail.com

+55 (68) 3612-2424

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00

  • Webmail Sena Madureira
  • Instagram | Sena Madureira
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

Desenvolvido por