No mês de combate a tuberculose: Secretaria de Saúde realizou ações de prevenção e cuidados a doença


Por Lucas Costa - Ascom

Sábado, 03 de Abril de 2021



O dia 23 de Março é comemorado o dia mundial de combate a ‘Tuberculose – Uma luta que enfrentamos todos os dias’. Em alusão a essa data, a Prefeitura de Sena Madureira através da Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde realizaram ações de prevenção o orientações e cuidados que devem ser tomados. A tuberculose tem cura e o tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde do município.


A equipe de Saúde realizou o dia ‘D’ da Campanha de prevenção e combate a tuberculose na Unidade Prisional Evaristo de Moraes, onde funcionam os atendimentos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade do Sistema Prisional (PNAISP) e também nas Unidades Básicas de saúde, localizadas nos bairros de Sena Madureira.


Com atendimentos médicos, enfermagem, palestras e distribuição de panfletos informativos. Respeitando as regras de distanciamento social e evitando grandes aglomerações. A gestão do prefeito Mazinho Serafim, vice-prefeito Gilberto Lira (Ambos do MDB) e a secretaria de saúde Nildete Lira com toda a sua equipe, tem se empenhado bastante para que mesmo em meio à pandemia as ações de combate a outras doenças não passem em branco.


“As ações de combate a tuberculose acontecem todos os dias do ano. Porém, nesse dia voltamos os nossos olhares com um cuidado a mais para que a nossa população fique ciente dos riscos que essa doença pode causar a saúde humana. Com as orientações médicas sobre os cuidados que se devem tomar não somente com a covid-19, mas com a tuberculose que se não for bem tratada pode levar a morte”, é o que explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Wendy Carolina.


“Se caso alguém sentir alguns sintomas como: Tosse a mais de duas semanas, falta de apetite, emagrecimento, fraqueza, suor noturno, febre baixa ao entardecer e cansaço. Deve procurar a sua unidade básica de saúde para uma consulta médica. Dado o diagnóstico de tuberculose, o usuário pode iniciar o tratamento na sua UBS seguindo as orientações médicas. Lembrando que o a tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS”, reforça a coordenadora.



Fotos: Cedidas









0 comentário