No dia mundial contra Aids, Sena Madureira faz panfletagem e entrega de kits de saúde a moradores

Por Lucas Costa - Ascom


A secretaria municipal de Saúde na cidade de Sena Madureira realizou nessa terça-feira, dia 01, junto à coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis, o início à campanha do Dezembro Vermelho, tendo em vista a data que celebra o dia mundial de combate à AIDS. Ocorreu ainda o encerramento da campanha do Novembro Azul, voltada para a saúde do homem.




As equipes realizaram a entrega de panfletos e kits de saúde no intuito de prevenir e conscientizar a população sobre os cuidados que se devem tomar para não contrair o vírus da AIDS, no qual é contraído através de relação sexual sem preservativo masculino ou feminino.


A AIDS não tem cura, mas tem tratamento gratuito oferecido pelo Sistema único de Saúde – SUS, com o a disponibilização dos testes rápidos em todas as unidades básicas de saúde.




A coordenadora do setor de IST´S destaca a importância de levar a informação aos munícipes para que haja a prevenção. “Estivemos pela manhã no centro realizando uma panfletagem junto com a enfermeira Elane, que é coordenadora do Saúde do Homem, entregando os kits de saúde que contém máscaras, álcool em gel, preservativos e informativo de saúde. Nas agências, lotéricas e no comércio. Caracterizando hoje o dia mundial de combate a AIDS”, explica Wendy Carolina.




A coordenadora acrescenta que mesmo sendo feitas muitas campanhas de prevenção e cuidados, os casos de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS em Sena Madureira ainda são altos e vem crescendo gradativamente. Só nesse ano de 2020 foram registrados muitos casos de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Durante esse mês a equipe estará junto com o médico infectologista Alan Areal, repassando mais informações nos meios de comunicações e nas unidades básicas de saúde, para que o combate seja intensificado e a informação chegue ao máximo de pessoas possíveis.


A secretária municipal de saúde Nildete Lira, ressalta mais uma vez que em meio à pandemia da covid-19 as ações de saúde não pararam de acontecer. “É importante darmos atenção para essa doença, por se tratar de uma doença que não tem cura, mas tem tratamento. Todas as unidades de saúde estão abertas para atender a nossa população e tirar dúvidas. Nossas ações de saúde vêm se intensificando para combater não somente a covid, mas outras doenças que levam a morte”, destaca.


Fotos: Lucas Costa



0 comentário