Julho Amarelo: Secretaria de Saúde dá início a campanha de prevenção e combate as hepatites virais


Por Lucas Costa – Ascom

Segunda-Feira, 05 de Julho de 2021



Com o objetivo de aumentar e intensificar a prevenção e combate as hepatites virais no município de Sena Madureira, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e a coordenação de vigilância em Saúde, deram início na manhã de hoje (05), ao cronograma de ações da ‘Campanha Julho Amarelo’.


As equipes de saúde estiveram no centro da cidade realizando a entrega de panfletos informativos sobre a campanha, nos principais pontos como a Praça 25 de Setembro, agências bancárias, lotéricas, pontos comerciais, Feira Livre dos Colonos e nos semáforos. Nos próximos dias as equipes estarão realizando o dia ‘D’ da campanha, nas Unidades Básicas de Saúde e ofertando a realização de testes rápidos em demais órgãos como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, Instituto Sócio Educativo Purus (ISE); atendendo aos reeducando e profissionais da segurança.



De acordo com a coordenadora da vigilância em Saúde, enfermeira Wendy Carolina, o objetivo da campanha é chamar a atenção da população e dá ênfase sobre os cuidados e a prevenção que devem ser tomados. “Esse mês nós tiramos em específico para aumentar a nossa campanha de prevenção e combate as hepatites virais, hepatites A, B, C, D e E. As nossas unidades de saúde durante todo o ano elas já realizam os testes rápidos e oferecem o tratamento gratuito para os pacientes que são acometido com algumas dessas doenças, além também do HIV e Sífilis. Nós reforçamos o convite para que a população possa estar procurando a sua UBS para realização do teste rápido, seja de seis em seis meses ou pelo menos uma vez ao ano. Porque muitas vezes as pessoas chegam a falecer por outras doenças e muitas vezes não sabem a causa, como já houve casos aqui em nossa cidade”, explica a coordenadora.


Uma pesquisa feita pelo médico infectologista aqui de Sena Madureira, Drº Alan Areal, aponta que existem altos índices de casos de hepatites B e HIV. “É importante frisar que a hepatite B ela não tem cura e pode evoluir para a hepatite B se não houver o tratamento adequado. Graças ao esforço da gestão do prefeito Mazinho Serafim, do vice-prefeito Gilberto Lira (Ambos MDB) e da nossa secretária Nildete Lira, conseguimos a descentralização dos medicamentos para o tratamento e combate as hepatites virais, que antes era ofertado somente na capital Rio Branco. Agora, esses medicamentos passam a ser ofertados na nossa Farmácia Municipal e entregues a população. Mais um avanço do SUS”, finaliza a coordenadora.


Quem também participou da entrega dos panfletos informativos foi a secretária Nildete Lira, onde a mesma destacou o trabalho da gestão municipal e dos profissionais de saúde na realização de mais uma campanha de prevenção. “Queremos agradecer ao nosso prefeito Mazinho Serafim e o vice-prefeito Gilberto Lira, junto com toda a nossa equipe de saúde pelo empenho e dedicação que eles tem em ofertar os serviços de saúde de qualidade para a nossa população. Mais uma vez, reforçamos o convite da nossa coordenadora para que as pessoas possam estar procurando as unidades de saúde para fazer o teste rápido, e assim, se prevenir contra as hepatites virais. Toda a equipe da saúde está de parabéns pela realização de mais uma campanha importante como esta”, pontuou Nildete Lira.



Fotos: Lucas Costa - Ascom


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo